Existe diferença entre tartaruga, cágado e jabuti?


Muitas pessoas se perguntam se há alguma diferença entre cágados, tartarugas e jabutis. Primeiramente, convém responder que sim. Há algumas características que definem cada um desses belos animaizinhos cascudos. Então, essa é a sua oportunidade de entender um pouco mais quem é quem e nunca mais se confundir.

As tartarugas são animais que vivem no mar. Elas possuem membros (ou “patas”) modificados em forma semelhante a um “remo” para que possam nadar com mais facilidade. Seu corpo é um pouco achatado facilitando, assim, seus movimentos dentro d’água. Para finalizar, convém dizer que elas vêm a terra apenas para reproduzir.( Saiba mais )

Foto Hugo Fernandes

Os jabutis, por sua vez, são animais totalmente terrestres, indo a corpos d’água apenas para se refrescarem e beberem água. Seus membros são semelhantes a “patas” de elefantes e possuem unhas para facilitar a locomoção em terra firme. É importante frisar seu hábito terrestre, sendo, assim, péssimos nadadores.

Foto Fabrício Rodrigues

Por fim, os cágados são animais que vivem (em sua GRANDE maioria) em água doce. Entretanto, seus membros são adaptados para que eles também consigam se mover bem em terra firme. Suas patas possuem membranas interdigitais (uma membrana que fica entre os dedos a qual aumenta a área superficial do membro) e unhas, possibilitando assim que eles possam nadar e andar com eficiência. Alguns também possuem o corpo um pouco achatado, o qual facilita o nado.Estes animais também colocam seus ovos em terra firme.

Foto: Fabrício Rodrigues

Por: Fabrício Rodrigues, membro Nurof-UFC

VEJA MAIS: Sobre tartarugas, cágados e jabutis: Parte II

36 Respostas

  1. Bem, devo confessar que eu não sabia disso, ou melhor que eu sabia que tinha, mas nunca me interessei para saber por quais, rsrs. Muito interessante mesmo viu, Parabéns..

  2. Um postagem legal!
    Muitas pessoas têm essa dúvida.

    abraços

  3. [...] Por: Raquel Ribeiro, Graduanda em Ciências Biológicas pela UFC. VEJA MAIS: Diferenças Existe diferença entre tartaruga, cágado e jabuti? [...]

  4. [...] tartarugas são animais que vivem no mar ( veja aqui ) . Estes animais possuem ancestrais terrestres, no entanto hoje se encontram adaptadas ao ambiente [...]

  5. [...] tartarugas são animais que vivem no mar ( veja aqui ) . Estes animais possuem ancestrais terrestres, no entanto hoje se encontram adaptadas ao ambiente [...]

  6. otimo d+ adrei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  7. Só tou aqui postando poque achei um desses Jabuti ou Gagádo, vou saber quando colocar na água, quem souber nadar é cagádo. Depois vou devolver a o abitati dele.

    • Hugo,
      O método que vc quer utilizar para saber se é cágado ou jabuti é inapropriado. Releia a postagem, isso poderá a te ajudar a identificar o que é o bicho. Lembramos que a captura de animal silvestre sem a devida licença do ICMBio é crime.

      Obrigado pela visita,

  8. tenho um jabuti em casa,que é o xodo da familia,o nome dele e gustavo.

  9. Cara, o pessoal anda fazendo muita confusão, uma tartaruga é um cágado?

  10. a diferenças sao complicadas

  11. adorei esse esclarecimento bjos…

  12. Estes tres tipos cruzam entre si em cativeiro?

  13. Todas tartarugas sao verdes???

  14. Só uma ressalva:

    As tartarugas marinhas também possuem unhas. Sobretudo os machos que as utilizam para segurar as fêmeas no momento do acasalamento.

    Att.

  15. Uma das principais diferenças tbm é que as tartarugas tem nadadeiras e os cagados e jabuti não…estou certo?se estiver errado me corrija por favor!

  16. explicação clara. eu pensava q. cagado e jabuti fossem a mesma coisa.

  17. tenho uma jabuti ela chama samira pedrita da rocha nos somos loucos por ela. Ela botou 7 ovinhos mas nao tinha cruzado com nenhum macho. Seria gravidez psicologica? e os ovos nao nasceram nenhum filhote. Pode isso?

    rosana 07/04/2012

    • Cara Rosana,

      Em algumas espécies de quelônios pode ocorrer estocagem de esperma, então uma possibilidade dependendo de quando você adquiriu sua jabuti é que ela tenha copulado antes e somente por agora utilizou os espermas para fecundar os ovos. Você poderia nos dizer desde quando tem o jabuti?

      Aproveitamos para lembrar aos leitores que a criação de fauna silvestres em cativeiro requer a liberação por parte do IBAMA. Portanto, se for criar algum animal em cativeiro não contribua com o tráfego de animai comprando-os clandestinamente, avalie bem se a pessoa possui registro de criador junto ao IBAMA. Do contrário pode ter certeza que o barato sairá caro para a natureza e quem poderá estar em um recinto fechado poderá ser você!

  18. o meu pai achou um jabuti bem pequenininho entre as pedras no quintal de casa, Confesso que eu nao sabia oque era, agora eu ja sei. bjs!!!!

  19. Muito legal essa explicação e bem clara também. Acho que agora não vou mais me confundir.

  20. Adorei os esclarecimentos!!!

  21. Os meus têm a patinha parecida com a de elefante.. então são jabutis né?

  22. tenho uma jabuti femea de 22 anos e um amigo quer me dar um cagado tambem ja adulto.Tem como eles cruzarem?

  23. a diferença entre uma tataruga e um jabuti,e que o jabuti tem o pescoço mais comprido e a tartaruga não…

  24. muito grata pelos esclarecimentos!

  25. SOLTARAM UM JABUTI NO MEU QUINTAL ELE PESA 5 KILOS NAO SEI OQUE FASER COM ELA ESTOU TRATANDO DELA MAS TENHO CONCIENSIA QUE NAO POSSO FICAR COM ELA PRESISO DE AJUDA
    MEU TLF E 017 81330445 E TIM
    HOBRIGADO
    MORO EMVA

  26. Meu pai achou um cágado e estamos cuidando dele, mais ele parece estar agressivo, toda vez q chegamos perto ele faz um barulho como se estivesse rosnando, isso é normal??? O q temos q fazer p ficar com ele???

    • Oi Amanda,

      Estes animais quando mantidos em cativeiro costumam ser agressivos, além disso quando em cativeiro eles tem problema quanto a alimentação e termorregulação. Se for possível tente devolvê-lo onde você o encontrou. Se você realmente quiser ficar com ele, procure o Ibama ou algum outro órgão ambiental responsável pela fauna de seu estado. Lembrando que a manutenção de animais silvestres em cativeiro sem a devida autorização é ilegal.

      Obrigado pelo interesse!

  27. Boa Noite, Eu tenho um jabuti e ele esta perdendo os gomos da casca, isso é uma doença? Como tratar? Obrigada

  28. adoro ver fotos de bixos vomas preservar a natureza.

  29. Tem um rio na frente de minha casa, essa semana percebi que uma tartaruga, que aqui chamam de cagado d’água, estava desovando nas margens do rio em um terreno não muito arenoso, o que dificultou ela enterrar os ovos. Percebendo isso, cobri os ovos com umas folhas e deixei-os lá dois dias. Depois fui ver e percebi que muitos tinham desaparecido. Peguei então os 03 que restaram e coloquei na areia em local seguro. Pergunto: quanto tempo eles passam pra sair do ovo? Obrigado.

    • Luiz,

      Muito obrigado pela sua ação. Porém, o fato de você ter movido os ovos pode ter afetado na viabilidade dos mesmos, pois a movimentação excessiva destes pode acabar inviabilizando o embrião. Caso isso não tenha ocorrido, o tempo de incubação dos ovos irá variar de espécie para espécie, podendo ocorrer em um período de 60 a 300 dias. Outros fatores como a temperatura, a umidade e o substrato onde eles estão também influenciam na sua incubação.

      Obrigado e tenha um bom dia.

  30. […] Existe diferença entre tartaruga, cágado e jabuti? […]

Deixar uma resposta

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 162 outros seguidores

