Existe diferença entre sapo, rã e perereca?


Muitas pessoas se confundem ao classificar os anfíbios quanto a sapos, rãs e pererecas. Esses animais possuem sim muitas diferenças que aparecem tanto na morfologia quanto no comportamento e na taxonomia.

SAPO Foto: Crizanto B. De-Carvalho; Disponível em http://ardobrasil.blogspot.com/


Os sapos, em geral, pertencem à família Bufonidae e têm a aparência grosseira, de pele rugosa e geralmente com a presença de muitos grânulos. Possuem pernas curtas, que os possibilita dar apenas saltos pequenos e desajeitados. Preferem habitar os ambientes terrestres, entretanto na época reprodutiva, procuram os ambientes aquáticos.

As rãs brasileiras são representadas pela família Leptodactylidae. Essas espécies têm a pele lisa e brilhante, dedos longos e finos e pernas longas, que alcançam mais da metade do tamanho do animal e os possibilita dar longos saltos. Algumas espécies podem apresentar membranas em suas patas traseiras auxiliando no nado. Em geral, as rãs preferem habitar principalmente os ambientes úmidos próximos à lagoas.

RÃ Foto: Carlos Cândido; Disponível em http://ardobrasil.blogspot.com/

RÃ Foto: Carlos Cândido; Disponível em http://ardobrasil.blogspot.com/

Por fim, as pererecas são animais delicados e geralmente lentos de olhos esbugalhados. Apresentam na ponta de seus dedos ventosas (discos digitais) que auxiliam na fixação durante as escaladas. Também possuem pernas finas e longas que proporcionam saltos de até 2 metros de distância. São representadas principalmente pelas espécies da família Hylidae e preferem habitar árvores ou vegetações próximas a corpos d’água, indo para o ambiente aquático para se reproduzir.

PERERECA Foto: Roberto L.M. Novaes; Disponível em http://ardobrasil.blogspot.com/


Apesar de serem animais enojados pelos seres humanos, não apresentam perigo algum e são de grande importância para manutenção do equilíbrio ecológico, dado que participam ativamente de algumas cadeias alimentares, e podem até servir como potenciais bioindicadores tanto de locais com acentuada poluição, quanto de locais que ainda apresentam mata virgem.

Por: Juliana Borges e Deborah Praciano, membros do Nurof-UFC.

*As fotos desta postagem são publicadas sob permissão do Blog Anfíbios & Répteis do Brasil todos os direitos são reservados à seus autores.

About these ads

2 Respostas

  1. [...] This post was mentioned on Twitter by Conrado and NUROF, NUROF. NUROF said: Existe diferença entre sapo, rã e perereca?: http://wp.me/pXd7d-jx [...]

  2. Olá, eu moro numa cidade do litoral paulista, a 6 anos e todas essas gracinhas são vistas por aqui, aparecem no meu quintal msm. Eu precisava saber quem é quem, afinal devemos ser cordiais com as visitas. Valeu

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 164 outros seguidores

%d bloggers like this: