O veneno do rabo (cauda) da lagartixa (taruíras)


Quem nunca em algum momento da vida escutou pessoas que afirmavam que o rabo das lagartixas, também chamadas de taruíras, essas que vira e mexe à noitinha estão sempre em nossas casas, tem veneno no rabo? Me recordo de um caso em que o contador dizia que uma pessoa havia, sem perceber, colocado pó de café no coador sobre o rabo de uma lagartixa e o resultado foi a trágica morte dos familiares do personagem da história que me era contada. Por também já terem escutado algo semelhante, existem pessoas que não tardam em correr atrás desses bichinhos, chinelo à mão, para matá-los com medo de que o fato possa se repetir com as pessoas de sua família.

Pretendo aqui dar bons motivos para que os leitores parem de temer esse tipo de estória. Comecemos por falar que esses animais são lagartos pertencentes à família Gekkonidade, uma família da qual fazem parte muitas espécies de beleza rara. Não é à toa que muitos herpetofilos pelo mundo adoram criar os famosos geckos em seus terrários. Essa lagartixinha que vive em nossas casa, sítios, fazendas e até em sofisticados apartamentos das grandes cidades possui o nome científico Hemidactylus mabouia sendo originária do continente africano. Essa espécie de lagartixa foi provavelmente trazida para o Brasil nos navios negreiros portugueses que faziam a rota de tráfico de escravos da áfrica para a américa.

Não há na literatura científica nenhuma informação que dê conta de que na composição da cauda dos lagartos exista alguma substância tóxica. Até vá lá que algumas espécies desenvolveram ao longo de sua evolução caudas atrativas que chamam a atenção de seus predadores, mas mesmo nessas espécies não há nenhum relato de que elas tenham algum ingrediente tóxico em suas caudas. As caudas, ou rabo, como queiram, dos lagartos são compostas pelos ossos que compõe as vértebras, por musculatura, vasos sanguíneos, inervação e gordura. A cauda e todo o corpo de um lagarto são recobertas por escamas constituídas quase que na totalidade por queratina, isso mesmo, a substância que compõe os cabelos e unhas de você, que está lendo esta postagem. Então porque esperar que as caudas das belas lagartixas possam conter substâncias venenosas? Não há motivos para os humanos temerem ser envenenados por uma cauda de lagartixa doméstica mais do que por exemplo de ser envenenado ao roer os cantos de suas própria unhas! Esta é mais uma lenda popular que nada contribui para o verdadeiro conhecimento da natureza e que você, a partir de agora, pode ajudar a desmistificá-la.

Há uma propriedade interessante na cauda das lagartixas e de outros lagartos que é a capacidade de perda (voluntária ou não) de partes da cauda com posterior regeneração da parte perdida, mas vamos deixar esta curiosidade para uma outra postagem! :)

About these ads

44 Respostas

  1. Muito bom esses esclarecimento sobre lendas e ditos populares que acabam levando tantos animais inofensivos à morte. Desde criança minha mãe me falava que essas bribas (como são conhecidas pelos interiores do Ceará) eram venenosas e eu morria de medo…..

  2. è sim, tenho uma tia que não fica tranquila se ver alguma briba em casa.

  3. Minha gatinha mordeu uma lagartixa e precisou tomar anti-tóxico orientado pelo veterinário porque o VENENO da lagartixa atacou o fígado dela, então meu caro como você me explica isto???

    • Olá Andréia, primeiramente agradecemos pela visita ao Blog e desculpe pela demora na resposta!

      Tens certeza de que a causa do problema hepático da gata foi “veneno da lagartixa”? É difícil tecer comentário sobre as ações do profissional veterinário, ele provavelmente escolheu o melhor tratamento para o quadro que tinha. Entretanto quanto às lagartixas possuírem veneno na cauda reforçamos as informações contidas na postagem.

      Abraços

    • Oi, Andréia. Eu tenho 15 gatos em casa. É comum caçarem lagartixas. Aliás, os gatos são exímios caçadores. As lagartixas transmitem um parasita chamado platinossoma que afeta justamente o sistema hepático dos felinos. Talvez esse possa ter sido o problema de sua gatinha. Converse com seu veterinário. Entretanto, cabe lembrar que gatos podem adquirir vermes de outros animais justamente por sua natureza predadora. As lagartixas não são vilãs.

  4. tenho nojo de lagartixas mato todas as que aparecem na minha frente1111111 [TExto editado: Palavras em caixa alta não são permitidas nos comentários do blog do NUROF]

  5. obr estou morando sozinha e minha colega havia m contado esta istoria a dois dias resolvir pesquisar ja tava morendo d medo aqui aparecel um casal e filhinho

  6. Pode até ser que não, mas ontem matei uma pequenina e sem querer meu dedo encostou no sangue, e hoje o local amanheceu com várias bolhinhas, tipo bicho geográfico. Terá sido mera coincidência?

    • Caro(a) Akia,
      Obrigado pelo comentário!
      É pouco provável que as bolinhas tenha alguma relação com o ocorrido frente ao explicado na postagem.

      Um abraço,

    • Akia,
      pode ter sido só uma reação alérgica local a alguma substância contida no sangue da lagartixa…

  7. bom n sei mais pouco tempo atraz uma moça ferveu o leite com uma largatixa dentro e deu pra o filho dela ai o bebe amanheceu morto por intoxicaçao oq vcs acham ??/

    • Cara Lenita, obrigado pelo comentário.
      Quanto ao ocorrido seria realmente conveniente saber se a causa da intoxicação citada se deveu realmente a algum componente da cauda das lagartixas. Como explicado na postagem as chances disso acontecer são quase que inexistentes.

      Att,
      C.

    • Lenita,
      a maior parte dos componentes dos venenos dos animais, em geral, são proteínas…uma vez que são “fervidas” essas proteínas desnaturam e podem perder seu efeito tóxico…então, a minha opinião é que mesmo que houvesse veneno na cauda da lagartixa, não é muito provável que um veneno da lagartixa fervido no leite tenha levado o bebê a óbito…

  8. intoxicação pq o leite tb estava contaminado (tudo q e de comer (sem ecessão ) apodrece e cria toxinas) nao equivale a dizer q a lagarticha tem veneno… [editado para evitar conteúdo ofensivo ou impróprio]. mas q o leite estragou e criança nao tem resistencia para aguentar a intoxicação do leite ano da lagartixa

  9. Perdoem a ignorância das pessoas, como podem matar criaturinhas tão inofensivas , sendo que realmente quem tem veneno e mata são os seres supostamente racionais… Me perdoem o desabafo, mas estou cansada das pessoas julgando os animais…

  10. Olá boa noite! Para começar gostei muito do que vc escreveu. Eu gosto muito das lagartixas, quando elas entram na minha casa até nome eu lhes dou. Mas o que me fez entrar em seu blog foi o fato de meu vizinho aparecer com uma inchação no rosto e uma inflamação nos olhos e afirmar que foi a urina da coitada da lagartixa. Estou em busca de algo que explique o que aconteceu. Se vc tiver alguma sugestão te agradeço. Parabéns pelo blog e um feliz Ano Novo para vc e sua família. Um abraço.

    • Cara Eliane, obrigado pelos comentários ao Blog. O que podemos dizer é que seria mais apropriado que a pessoa procurasse serviço médico especializado para ter um diagnóstico correto. Do nosso conhecimento não há na literatura científica qualquer evidencia que aponte para substâncias em excretas de “lagartixas” que causem algum dano à saude humana. Também, lagartos não eliminam suas excretas nitrogenadas através de uma urina como a dos humanos.

      Abraços

  11. Acho que é realmente venenosa, assim como os reptilianos iluministas! Esse post ta tentando emcobrir o quê?

  12. ola amigos desta pagina .. bom, a respeito da materia aqui comentada .. fica um alerta a todos bom por experiencia propia ll fuii picado porr uma (largatixa ou taruiras)digo a vcss os sintomas sao horriveis .. mais como estava em viagem nao procurei um recurso de imediato ;; estes sintomas vem como( febre queimaçao dor aguda emvermelhamento da pele varios penso k contem veneno !!! e k sim se nao toma logo recurso pode sim leva até a( morte ) se casoi acontece com alguem procure logo um profissional /2deicho aki um abraço a todos e meu fone e emai para qualker duvida paulynhomachado@hotmail.com, fone 48 91351008

  13. Confesso que ri bastante lendo alguns comentários! Ultimamente tenho visto e lido coisas relacionadas a ‘animais que dão nojinho’ nas pessoas e não estou com muita paciência para essas coisas!

    Caso 1: Antitóxico para o gato!
    A única explicação para isso seria o quadro parasitário que pode ter se desenvolvido após o consumo da lagartixa pelo gato! Vale lembrar que apesar dos gatos serem exímios caçadores, esse tipo de comportamento não deve ser estimulado! Gatos domésticos já foram responsáveis pela extinção de várias espécies!

    Caso 2: “Bolinhas vermelhas” após o contato com o sangue da lagartixa!
    Sinceramente, eu espero que o dedo da pessoa caia! Ninguém mandou matar a lagartixa! Esses animais, assim como vários outros répteis e anfíbios que geram ‘nojinho’ e repulsa, prestam um importante serviço para a sociedade, o controle biológico de insetos!
    O sangue da lagartixa, assim como o sangue de qualquer outro animal, inclusive o da espécie humana, pode transmitir uma série de ‘coisas’, mas acredito que nesse caso, essa vermelhidão no dedo não tenha nada a ver!

    Caso 3: Leite fervido com a lagartixa!
    Se a pessoa estoca o leite de qualquer maneira, cai um animal dentro, que nesse caso foi uma lagartixa, é muito provável que realmente cause problemas! Crianças são frágeis, assim como todos os filhotes de todas as espécies! Qualquer coisa diferente causa contaminação! Me desculpem, mas o problema aqui não foi a lagartixa e sim o descuido dos responsáveis!

    Caso 4: Reptilianos iluministas!
    Sério mesmo? Vou mesmo ter que comentar isso? Daqui a pouco deus te manda comprar uma “Bota de couro de Piton” pra você poder ‘pisar’ no inimigo enquanto prega a palavra! ¬¬’

    Caso 5: Sintomas do envenenamento!
    Amigo, esses sintomas descrevem bem o que pode ter sido uma infecção, que não foi causada por veneno nenhum, e sim pela por possível falta de higiene! Todos os animais, e volto a dizer isso, inclusive os humanos, possuem bactérias na boca!
    Ao ser mordido por qualquer bicho o ideal é que se faça a limpeza do local e não faça curativo, trate como feriada aberta e então sujeita à infecção!

    Até cansei!

    Minhas considerações:

    Muitos animais sofrem por conta da ignorância do bicho gente! Se não sabe o que está acontecendo, procure algum especialista, não fique se apegando a crendices e dizeres populares!

    E só pra reforçar: Lagartixas de parede não têm veneno!!!
    [Comentário com edições da Equipe NnN]

    • Tem Veneno sim!!! Minha irmã estava deitada na cama e uma lagartixa caiu nas costas dela no outro dia amanheceu com as costas toda vermelha e com bolhinhas de água e ela disse que doia muito,aqui no interior de SP os mais antigos costumam dizer que essas bolhinhas de água se chama cobreiro.

      • Uma lagartixa pulou na minha perna,na hora não aconteceu nada,mas alguns dias depois apareceu uma bolha,a bolha furou e apareceu uma ferida do tamanho de uma moeda de dez,agora a ferida já está maior que uma moeda de1real.Minha perna tá horrível to morrendo de medo amanh

      • Cara Priscilla,

        Espero que esteja melhor da sua lesão. Contudo, fique certa de que ela não pode ter sido causada pelo contato com a lagartixa. Coincidências acontecem e, infelizmente, podem gerar crenças errôneas sobre animais inofensivos, como as lagartixas.

        Att.

  14. Ola pessoal eu estava aqui vendo, lendo, esses comentarios de vocês e vendo também a histórias que cada um fala. Achei bacana eu também não acredito nessas historias que falam que rabo de largartixa traz morte e essas boberas que dizem por ai, mais fazer o que? cada pensa e acredita no que quer……
    Mais e isso ai, valeu por ter conhecido os comentarios.

  15. Eu não gosto que mate as lagartixas porém, não gosto de tê-las dentro de casa. Teria alguma coisa para evitar que as mesmas entrem dentro de casa e fiquem apenas no lado externo?

    • Oi Ludimila,

      Conforme dito no texto, embora não haja motivo para que você as queria fora de casa, acredito que isolar portas e janelas com telas finas reduzirá bastante a entrada delas. No entanto, por todo o exposto, talvez essa seja uma medida com custo-benefício negativo.

      Obrigado por sua participação. Aguardamos seu retorno,

  16. Venenosas ou não, morro de medo.Obrigo meu marido a matar todas que entras na minha casa.La em casa não abro os basculhantes,janelas só de dia e panos embaixo das portas,para não receber visitas geladas.

  17. Não tenho certeza mas acho que lagartixa não tem veneno, mas de onde os mais velhos tiraram essas histórias que lagartixas são venenosas e dizem que elas tem mais veneno que cobra? Pra falar a verdade lagartixas são seres misteriosos.

    OBS: Comentário editado pela equipe do blog do NUROF-UFC para correções de ortografia.

  18. Minha gatinha comeu uma largatixa branca que fica na parede dentro de casa, chamamos aqui no nordeste de vibora, teve febre por dois dias e morreu. Eu não sabia que fazia mal, será que foi mesmo este bicho?

  19. Cara Maria,

    A lagartixa branca, de parede, que você se refere deve ser um Hemidactylus mabouia, que como este texto fala, não tem qualquer veneno que possa ter causado mal ao seu animal. Mas indico a leitura de outros textos do blog, para que você conheça mais sobre os lagartos peçonhentos:

    http://blogdonurof.wordpress.com/2012/03/22/lagartos-brasileiros-peconhentos-nao-mas-nem-tao-inofensivos-2/

    http://blogdonurof.wordpress.com/2011/02/27/lagartos-peconhentos/

    http://blogdonurof.wordpress.com/2013/08/28/os-lagartos-peconhentos-foram-reavaliados-agora-sao-seis-especies-no-mundo/

  20. minha gata princesa vive pegando largatixas pra brincar e ela sempre corta o rabo com a boca e nunca ficou doente

    • Oi Karem,

      Primeiro desculpa pela demora na resposta. Muito importante sua observação, pois mostra mais uma evidência de que a cauda das lagartixas não possuem nenhuma propriedade tóxica.

      Obrigado!

  21. nao q encobrir nada alem da sua resposta

  22. Cara eu tenho q confessar uma coisa, morro de nojo dessas lagartixas de parede.

  23. Aqui na minha casa tem muitas dessas lagartixas e também dizem que elas são sangue-sugas (chupam o sangue das pessoas quando estão dormindo). Isso é verdade? Canso de vê-las perto das camas dos meus filhos.

    Comentário editado pela equipe do blog do NUROF-UFC: Evitem o uso de caixa alta e dialetos digitais.

  24. Esses “bixinhus” que vocês matam SÃO GRANDES predadores de aranhas e baratas… então vejam bem o que preferem em suas casas!!! eu já fiz a minha e viva a largatixa!!!!!!!!!

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 162 outros seguidores

%d bloggers like this: