Um pouco mais sobre as cobras que bebem leite


Por Hugo Fernandes

Em outubro de 2010, o Blog do NUROF postou um texto sobre a Pseudoboa nigra, a “cobra-preta”, com comentários sobre a crença de que ela pudesse beber leite Cobra que bebe leite? Um pouco mais sobre a Pseudoboa nigra, a cobra preta!

A postagem foi um sucesso e, além de elucidar a ausência da enzima lactase e do músculo esfíncter bucal como fatores que impossibilitariam qualquer serpente de ingerir leite, fez também com que surgissem vários questionamentos interessantes. Seria só a Pseudoboa nigra a serpente responsável por essa crença? Seria só no Brasil? E o mais importante, como essa história teria surgido?

Serpentes que mamam é uma crença amplamente difundida em praticamente todas as regiões do planeta. Há documentos que apontam relatos idênticos em todo o território brasileiro, quase toda a América Latina, parte da Europa e Norte da África.

Entretanto, as espécies variam de acordo com cada região, mas a crença é praticamente a mesma em todas elas. Na região sudeste do país, por exemplo, a ingestão de leite é relacionada principalmente à cascavel (Crotalus durissus). Provavelmente, a Pseudoboa nigra é atribuída a essa questão apenas nos estados que abrangem a parte superior do bioma Caatinga (Ceará, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte). E vale ressaltar que, nessa mesma região, as espécies Clelia clelia e Boiruna sertaneja ocorrem em diversas localidades e possuem morfologia muito parecida com a Pseudoboa nigra e, por conta disso, também são chamadas de “cobra preta” e acabam herdando a mesma crença.

Pseudoboa nigra Foto Hugo Fernandes-Ferreira

Porém, um item que dá certo destaque a Pseudoboa nigra é o fato de que alguns indivíduos dessa espécie possam conter  manchas brancas no seu dorso, o qual,na maioria dos casos, é todo negro. Essas manchas, além de obviamente não terem relação com a quantidade de leite ingerida, também não tem relação com albinismo, como previamente publicado. Trata-se apenas de uma variação de coloração individual comum.

Agora, partimos para o ponto mais peculiar. Como essa crença pode ter surgido de forma tão semelhante em lugares tão distantes no mundo? Pois bem. A origem pode ser explicada, já que o aniquilamento de uma serpente é geralmente realizado através de golpes de pedaços de madeira ou instrumentos agrícolas, dilacerando-a, fazendo com que se extravase um líquido espesso branco, com aspecto de leite coalhado. Esse líquido pode ser fruto do processamento metabólico da digestão do cálcio, proveniente das presas ingeridas que, ao juntar-se com o restante do material excretado, resulta em dejetos chamados de urato, com coloração que lembra bastante o leite. Outra possível explicação é que, no período reprodutivo, os machos secretam grande quantidade de um líquido esbranquiçado rico em albumina, que forma parte do líquido seminal e as fêmeas apresentam ovos com aspecto pastoso e branco. Juntam-se esses fatores com o grande potencial de circularidade cultural do ser humano e o resultado é a disseminação de uma história que, no caso, partiu de vários lugares no mundo e se espalhou para diversos outros lugares.

About these ads

13 Respostas

  1. Hugo, seus textos são sempre bem claros e sua colaboração sempre muito bem vinda! Acho que o blog e o projeto NnN como um todo se beneficia sempre com suas contribuições. Sinta-se convidado a participar mais frequentemente e/ou divulgar o resultados de seus estudos para o grande público através do Blog.

    Grande abraço camarada!
    C.

  2. [...] também: Um pouco mais sobre as cobras que bebem leite Por Rafael Cavalcante Pinheiro, membro NUROF-UFC -3.718394 -38.543395 Compartilhe:Gostar [...]

  3. esse texto me aliviou. amamento e esses dias foi visto uma cobra preta e branca na rua de baixo. quero nao acreditar, mas as vezes tem coisas q. deixa a gente sismada. mesmo pq. sinto q. esta acabando meu leite. mas aproveito sempre para ofertar o peito p/ minha criança, sempre tive vontade de amamentar, mas de uns tempos para ca essa lenda nao sai da minha cabeça.

  4. a cobra preta é peçonhenta, perigosa para o ser humano?

  5. não concordo com sua teoria! eu vi quando uma cobra dessas foi até em casa, minha madastra tinha acabado de ganhar um menino, essa cobra apareceu no quarto dela decendo pelo telhas, ela acordou com ela quase em cima dela pelo punho da rede, essa mesma cobra com parte branca pelo corpo…. aí eu te pergunto por que só vc tá certo? se o mundo todo afirma e reafirma o que eu acredito , e eu vi…

  6. depois que ela mama ela mata

  7. gostaria de saber se quando aparece uma dessa existe mais…

    • Oi Suellen,

      Normalmente não, mas caso você more próximo a uma região de mata ou na zona rural, o aparecimento de serpentes em geral pode ocorrer com relativa frequência, mas neste caso não se preocupe pois tomando as devidas precauções você pode reduzir a zero a possibilidade de acidentes ofídicos.

      Qualquer dúvida pode continuar a perguntar!

      Obrigado pelo interesse!

  8. oi,hoje a noite meu marido encontrou uma cobra preta e branca aqui no portão da garagem,moramos perto de algumas arvores.sempre vamos encontrar e temos crianças em casa,o que fazer neste caso? desde-ja obrigada!! email.tatiane-nasc@hotmail.com

    • Oi Tatiane,

      Desculpe pela demora na resposta, a aparecimento de serpentes em sua casa depende de vários fatores, como proximidade à uma área de mata ou morar na zona rural, a presença de algumas árvores pode não ser um fator determinante no surgimento destes animais. Quanto a preocupação com as crianças, você pode evitar o aparecimento de serpentes em sua casa tomando as devidas precauções. Qualquer dúvida pode perguntar novamente!

      Atenciosamente,

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 162 outros seguidores

%d bloggers like this: