Cientistas usam alta tecnologia para ver interior de cobra digerindo rato


Cobra píton birmanesa de 5 kg foi anestesiada para tomografia computadorizada uma hora depois de ter devorado um rato inteiro (Foto: BBC)

Pesquisadores da Dinamarca fazem imagens dentro de píton anestesiada para compreender processo de digestão.

Cientistas da Dinamarca mostraram pela primeira vez, por meio de exames de alta tecnologia, o interior de uma cobra enquanto ela realizava a digestão completa de um rato, como parte de um projeto de exploração da anatomia animal.

Os pesquisadores da Universidade de Aarthus, na Dinamarca, usaram a técnica de tomografia computadorizada em uma cobra píton birmanesa de 5 kg. Ela foi anestesiada para o exame uma hora depois de ter devorado um rato inteiro.

Os cientistas também usaram ressonância magnética para estudar os órgãos da píton enquanto ela digeria o rato. Com agentes contrastantes, os pesquisadores conseguiram destacar órgãos específicos, em cores diferentes.

A ressonância mostrou o lento desaparecimento do corpo do rato. Ao mesmo tempo, o intestino da cobra se expandiu, a vesícula biliar encolheu e o coração aumentou de volume em 25%.

Para os pesquisadores, o aumento no volume do coração da cobra provavelmente está ligado à energia que a píton precisa para digerir o rato.
No total, a cobra precisou de 132 horas para digerir completamente o rato.

“Este é um predador que ‘senta e espera'”, disse Henrik Lauridsen, do Departamento de Zoofisiologia da Universidade de Aarthus. “Jejua por meses e então come uma grande refeição.”

“Cobras como a examinada podem comer o equivalente a até 50% de seu próprio peso e, para conseguir tirar a energia do alimento, precisam recomeçar o sistema intestinal muito rápido”, afirmou.

Para os pesquisadores, o uso de tomografia e ressonância é mais vantajoso do que a dissecação. Os exames mantêm o animal vivo e os órgãos podem mudar, diminuir de tamanho, depois de sua morte.

“Podemos fazer as análises usando animais vivos e rever os resultados muitas vezes”, disse outro pesquisador que participou do estudo, Kasper Hansen.

Os cientistas dinamarqueses já produziram imagens parecidas de outros animais, incluindo sapos, crocodilos e tartarugas. O estudo com as imagens da cobra píton foi apresentado na Reunião Anual da Sociedade de Biologia Experimental, em Praga.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/07/cientistas-usam-alta-tecnologia-para-ver-interior-de-cobra-digerindo-rato.html

Confiram o vídeo no link abaixo:

video.br.msn.com/watch/video/cientistas-usam-alta-tecnologia-para-ver-interior-de-cobra-digerindo-rato/xbvseedz

5 Respostas

  1. show.. muito interessante.

  2. as desculpas para maltratar animais em nome da ciencia estão ficando cada vez mais escassas…

  3. Cientistas não são sádicos, não matam animais por gosto e muito menos os mau tratam. Da mesma forma a ciência não precisa de desculpas e muito menos se desculpar neste caso. Há protocolos éticos a serem seguidos nos estudos que envolvem o uso de cobaias ou qualquer manipulação de animais. Provavelmente os que estão polemizando sobre o uso de animais em pesquisas esquecem dos avanços propiciados por tal procedimento. Esquecem-se de que eles mesmos se beneficiam de um sem número de drogas testadas em animais, isso para dar um só exemplo. Portanto sejamos coerentes.

  4. Acredito que seja um estudo de muita importância e que traz resultados relevantes e não desculpas escassas…
    e quanto a tecnica utilizada, achei eficiente e não consigo de forma alguma enxergar nenhum tipo de maltrato.

    “Os cientistas afirmam que, por não serem invasivos, a ressonância e a tomografia permitem revelar mais detalhes do que processos invasivos, como a dissecação.” http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4537033-EI8147,00-Estudo+mostra+serpente+ao+comer+presas+coracao+cresce.html

  5. Pessoal, adicionei ao post, no final do texto, um vídeo que mostra em computação gráfica um pouco do experimento!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: