Por quê as serpentes sobem quando tocam flautas?


Se vocês notarem bem… as flautas indianas utilizadas para tal atividade possuem um recipiente cilindrico no instrumento. Nesse recipiente, os flautistas colocam urina de rato.

A serpente ali acondicionada (geralmente Naja spp.) é geralmente uma serpente com pouco tempo de cativeiro, ainda não condicionada ao truque e, por muitas vezes, possui a boca costurada ou as proteróglifas arrancadas. Ao abrir a caixa e soprar a flauta, a serpente persegue os movimentos da flauta de acordo com o olfato.


Porém, há um outro detalhe interessante. Como nós sabemos, as serpentes possuem um ossículo denominado columela no crânio, que detecta vibrações físicas, como passos, pancadas e afins. Observem que o flautista geralmente bate com os pés no chão enquanto movimenta a flauta. Essas batidas fazem com que a columela da serpente vibre, fazendo então com que ela mude de posição ritmicamente… dando a idéia de que ela está dançando.

A triste realidade é que, além da intervenção de retirada de dentes o costura da boca, é necessária uma troca constante de indivíduos, que, após ficarem condicionados, são geralmente sacrificados.Sabe-se também que os "encantadores" , não alimentam as serpentes, ou seja a diversão não tem muita graça.

Resposta por Hugo & Déborah

Sobre répteis ou anfíbios?

Advertisements

3 Respostas

  1. Nunca vi muita diversão nesse tipo de ‘show’, ainda mais agora sabendo da maneira como eles tratam o animal.

  2. […] ”Não há lugar em uma sociedade civilizada para se arrancar os dentes das serpentes ou costurar suas bocas”, criticou o coordenador da PETA na Índia, Chani Singh (Leia: Por quê as serpentes sobem quando tocam flautas?). […]

  3. Incrível a capacidade humana, esta infelizmente, numa atitude des-humana… lamentável!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: