Quem são as cobras-de-duas-cabeças? Cobras de duas cabeças?


Os lagartos da subordem Amphisbaenia são conhecidos popularmente como cobras-de-duas-cabeças, contudo estes animais estão longe de serem serpentes (‘cobras’)! Os anfisbenas pertencem à mesma ordem que os lagartos e as serpentes, a ordem Squamata. Entretanto são agrupados em uma subordem à parte dos lagartos, que por sua vez são distribuídos em cinco subordens e das serpentes que pertencem à subordem Ophidia. A subordem Amphisbaenia é bastante rica possuindo mais de 190 espécies. A forma do corpo alongado e a ausência de membros (‘braços e pernas’) na maioria das espécies, faz com que estes animais sejam chamados popularmente de cobras. Contudo, as serpentes e os anfisbenídeos são separados evolucionariamente por alguns milhões de anos, embora descendam de um mesmo ancestral.

Amphisbaena

Exemplar de Amphisbaena alba

Muito menos estes animais possuem duas cabeças! O que acontece é que a cabeça e a cauda destes animais possuem um formato que pode confundir o observador desatento. Algumas espécies, como por exemplo Amphisbaena alba, tiraram grande proveito disto quando encontram seus predadores. Neste caso os animais levantam a cauda e a cabeça deixando o corpo em posição de ferradura, assim o predador pode ser confundido e atacar a cauda, uma parte não vital do corpo do animal.
Estes animais vivem grande parte de suas vidas sob a terra, escavando túneis pelos quais se locomovem, o que os cientistas chamam de hábito fossorial, e se alimentando de pequenos invertebrados. Desta forma os anfisbenas possuem adaptações no crânio, na musculatura corporal e no tegumento (pele) que os permitem viver em um ambiente pouco utilizado por outros vertebrados terrestres.

A Natureza sempre nos mostra sua bela complexidade quando olhamos seus belos detalhes atentamente. O que você antes achava que era serpente é na verdade um outro grupo de organismos que possui mais de 190 espécies! Que bela descoberta ein!? 🙂

5 Respostas

  1. […] As cobras-cegas são fossoriais (animais que vivem sob a terra escavando os solos) e suas características morfológicas refletem este hábito, por exemplo, a ausência de membros que facilita a escavação e a movimentação embaixo da terra. Uma característica também das cobras-de-duas-cabeças (relembre: Quem são as cobras-de-duas-cabeças? Cobras de duas cabeças?). […]

  2. Eu vi uma perto do rio com a cabeça na água, grande, grosa e com a ponta do rabo fino.

    OBS: Comentário editado pela equipe NnN no sentido de corrigir erros de ortografia.

  3. quero saber se essa especie consegue visualizar suas presas ou são cegas?

    • Caro Walter,

      as cobras-de-duas-cabeças são répteis escamados fossoriais, ou seja, vivem debaixo da terra escavando túneis. Por viverem em um ambiente escuro, esses animais não utilizam muito de sua visão para perceber o meio. A visão é geralmente precária, podendo distinguir apenas vultos e borrões.

      A equipe NUROF agradece sua participação.

  4. achei um bicho desse aqui em casa e capturei. vocês querem ele ou que eu faço?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: