Coleções Científicas


As coleções científicas são locais em instituições de pesquisa onde são depositados exemplares que testemunham a ocorrência de uma espécie em um determinado local. A primeira coleção cientifica do Brasil foi fundada em 1818 por Dom João VI, a instituição deu origem ao Museu Nacional do Rio de Janeiro. Posteriormente foram criadas as coleções científicas do Museu Paraense Emilio Goeldi em 1866 e do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo em 1886. Hoje essas instituições juntamente com diversas outras espalhadas pelo país possuem em seus acervos representantes de nossa diversidade biológica, servindo como fonte de material para os estudos científicos.

Coleções biológicas representam um testemunho cultural,
nelas pode-se encontrar representantes já extintos provenientes de ambientes alterados de forma irreversível. Assim, as coleções científicas são fontes potenciais de informações que ajudam a compreender a evolução da vida no planeta, bem como os padrões de distribuição geográfica das espécies. Além do mais, no futuro as coleções poderão propiciar descobertas ainda fora de nosso atual alcance tecnológico.

Caso sofram algum dano, os componentes de um acervo
biológico são de difícil recuperação, já que o ambiente de coleta
pode ter passado por alterações ou até mesmo não existir mais, por tanto torna-se uma grande responsabilidade a manutenção adequada desse tipo de patrimônio.

No dia 15 de maio de 2010 um incêndio no Instituto Butantã destruiu grande parte de um dos maiores acervos zoológicos do país, segundo os próprios pesquisadores haviam problemas como falta de verba para investimento na segurança do prédio, preparo e treinamento de pessoal. Esse tipo de situação é comum nas coleções biológicas no Brasil, o desastre no Butantã serviu de alerta, mas ainda falta muito a ser feito.

O Núcleo Regional de Ofiologia da UFC mantêm a coleção mais
representativa do Nordeste Brasileiro. Com cerca de 15 mil exemplares de
répteis e anfíbios oriundos principalmente da região nordeste, a Coleção Herpetológica da UFC -CHUFC- foi iniciada na década de 70 crescendo ao longo do tempo, contribuindo para o testemunho da diversidade biológica regional. Reformas estruturais no prédio já se iniciaram e prometem parte das melhorias necessárias à coleção.

Coleção Herpetológica UFC mantida no Nurof. Foto Roberta Rocha

Por Gabriela Melo, membro Nurof UFC

8 Respostas

  1. Parabéns pelo conteúdo do texto, bastante curioso e esclarecedor.

  2. Galera do Nurof, parabéns pelo blog…. está mto bem montado e com informações interessantes.
    Um abraço para todos, especialmente os do meu tempo, kkkk (Paulim, Juliana, Daniel Gigante, Patrícia, Flávia, Marcela e Diva), nem sei se todos ainda estão aí…
    PS: Acompanho sempre o andar das coisas por aki. Vlw!

    Júlio Bala

  3. Parabéns Gabi!
    Voce está no rumo certo, o que não me surpreende.
    Interessante e de acesso fácil pras pessoas não versada no assunto.

  4. […] Com o crescente número de animais coletados, foi necessária a organização dos espécimes. Com isso, surgiram as Coleções Zoológicas de caráter científico, criadas por diferentes instituições (Museu Nacional de História Natural – França, Museu de História Natural de Londres – Inglaterra, Museu Americano de História Natural – EUA). No Brasil, o Museu Nacional do Rio de Janeiro, o Museu Paraense Emilio Goeldi e o Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo são as instituições mais representativas (https://blogdonurof.wordpress.com/2010/09/21/colecoes-cientificas/). […]

  5. […] Quer saber um pouco mais sobre coleções científicas? Então confira estes textos: Histórico das Coleções Zoológicas / Herpetológicas e Coleções Científicas […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: