Notícia: “Cobra” na motocicleta


…O soldado do Corpo de Bombeiros Militar de Blumenau Airton Blau informa que no verão são registradas cerca de 20 ocorrências por mês envolvendo a captura de animais peçonhentos na cidade. Os que aparecem com mais frequência são as cobras jararaca, jararacussu e coral… [referência: clicrbs.com.br]

NOTA DO BLOG:
Obviamente que o ocorrido se deve pela expansão dos limites urbanos para áreas de vegetação natural. Assim, os animais ficam sem os seus refúgios naturais, onde procurariam abrigo, e são obrigados a dispersarem para as áreas ocupadas pelo homem. A tendência é que como o tempo somente as espécies ruderais (que são favorecidas pela atividade do homem) e de hábitos generalistas mantenham suas populações. Portanto para a felicidade dos motoqueiros a tendência é que as populações de serpentes declinem ou até mesmo sejam erradicadas dessas áreas urbanas.
Mas o desaparecimento destes animais seria de fato uma coisa legal?

3 Respostas

  1. Não seria uma coisa muito legal nem favorável.
    A expansão urbana realmente tá muito forte, pode-se dizer que é só o homem novamente agindo incosenquente agora, para colher depois. Agora pensemos ao contrário, como se sentiriam os homens se eles tivessem sendo de certa forma expulsos do seu próprio habitat? O que fariam? Para onde correriam? É só isso que esses animais estão fazendo agora.

    • Yohana,
      Não há dúvidas que a ação do homem sobre o ambiente biótico e abiótico do planeta é um fator comprometedor para a existência do próprio homem. O maior problema é que muito provavelmente não teremos um ambiente novo para utilizarmos como refúgio. A lua ou marte não nos ajudaria muito neste sentido.

      Obrigado por seu comentário, volte sempre!

      Equipe NUROF-UFC nas Nuvens

  2. […] de residências, quer seja na cidade ou no campo, são frequentes nos meios de comunicação veja um exemplo . Quando isso acontece as pessoas ficam em geral amedrontadas, em estado de pânico. Não é […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: