Porque tanta repulsa às serpentes?


Pecado Original. Fonte: http://biomoreno.blogspot.com/

Para maioria das pessoas as serpentes provocam sentimentos que revelam o pavor, o medo e até mesmo o pânico. Toda essa aversão acarreta em um grande número de serpentes mortas ou feridas pelo homem. Mas porque esses animais geram tanta repulsa?

O medo é natural, já que faz parte do instinto de defesa do ser humano, como acontece com qualquer outro animal que se sinta ameaçado, já a repulsa às cobras se deve principalmente a conceitos culturais que são formados desde muito cedo. Essa repulsa acaba influenciando também a intensidade do medo.

Esses conceitos culturais negativos em relação às serpentes se formam principalmente porque a serpente é historicamente tida como uma vilã pela Cultura Ocidental, um exemplo clássico disso é encontrado no livro mais vendido no mundo, a Bíblia. Conhecemos bem a história de Adão e Eva, onde uma cobra teria induzido o casal a comer o fruto proibido. Como conseqüência disso Adão e Eva teriam sido expulsos do Paraíso, o que ficou conhecido como o Pecado Original e a imagem da serpente, neste caso, é intimamente relacionada ao mal.

Não podemos mudar nossa cultura, entretanto, podemos ao menos tentar amenizar os efeitos causados por histórias como essa do Pecado Original. Esse é um dos objetivos fundamentais do NUROF-UFC, utilizar da Educação Ambiental e da Divulgação Cientifica para buscar desmistificar toda essa imagem negativa imposta às serpentes, através de esclarecimentos coerentes e embasados cientificamente. Quem conhece preserva!

Por Luan Tavares Pinheiro, membro Nurof UFC

5 Respostas

  1. É isso aí mesmo, muita gente tem o medo que chega a ser agressivo ao ponto de não medir consequencias com isso. Existem serpentes perigosas sim, mas é aquela questão, muita gente não sabe agir diante disso, aí acaba fazendo o que não deve…

  2. Muito bom esse esclarecimento da razão de tanta repulsa em relação às cobras. Parabéns!

  3. é certo que todo mundo quando ver uma serpente tenha medo mais nao precisa chegar ao ponto de fazer alguma coisa ruim para a serpente

  4. Existe mais gente perigosa do que serpentes perigosas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: