Lagartos x Seres Humanos – História e Cultura


Os lagartos são reconhecidos pela sua rapidez, pelo estado de alerta, pela incrível agilidade em transpor obstáculos e por sua relação íntima com variáveis climáticas e ambientais, em especial a temperatura. Talvez por isso, em muitas partes do mundo, estes animais sejam reverenciados. Na África, diversos grupos rendem venerações aos lagartos, em especial aos camaleões. Para as populações africanas Dogon do Mali, os camaleões são considerados protetores da Terra e dos homens, enquanto, para os pigmeus Bambuti, o camaleão lendário Arumei teria ajudado o deus Aribati na criação do mundo (Castillo, 1993).

Polychrus_acutirostris

Figura 1. Um “calango-cego” (Polychrus acutirostris).  Fotografia de Daniel Passos.

No antigo Egito e na Grécia, os lagartos representam sabedoria divina e boa sorte, enquanto na mitologia romana, os lagartos simbolizam a morte e ressurreição, uma vez que se mantêm inativos ao longo das estações climaticamente desfavoráveis, como o inverno europeu (Rubin, 2010). Na Ásia, existe até uma compilação de “crenças” indianas (Gowli Sastra) que atribuem a cada característica física e comportamental dos lagartos algum efeito na vida humana. Assim, na Índia, os encontros com lagartos são usados para prever um espectro de eventos, que vão desde a previsão do tempo até uma morte iminente (Shukla, 1994). Na Austrália, os aborígenes associam os lagartos ao calor ambiente e acreditam que, se um lagarto for morto, o céu cairá sobre a Terra e, as ilhas da Polinésia e na Nova Zelândia, lagartos são reverenciados como deuses (Rubin, 2010).
Além dos lagartos propriamente ditos, não se pode omitir as íntimas relações entre estes e as figuras lendárias dos Dragões. Dragões (do grego drákon, δράκων) são criaturas presentes na mitologia dos mais diversos povos e civilizações. São representados como animais de grandes dimensões, normalmente de aspecto reptiliano (semelhantes a imensos lagartos ou serpentes). Apesar da presença comum no folclore de muitos povos, os dragões assumem, em cada cultura, uma função e uma simbologia particular, podendo ser fontes sobrenaturais de sabedoria e força, ou simplesmente feras destruidoras (Colin, 2010).

No mundo biológico, também existem “dragões” entre os “Répteis” da Terra. Por exemplo, o Gênero Draco (referente aos dragões mitológicos), que inclui espécies de lagartos tropicais capazes de planar para se deslocarem entre árvores (Russel; Dijkstra, 2001). Entretanto o exemplo real mais representativo consiste na maior espécie de lagarto vivente, o dragão de Komodo (Varanus komodoensis), com até 3 metros de comprimento, encontrado na ilha de Komodo, no arquipélago da Indonésia, que ganhou esse nome devido à sua aparência, que remete aos imensos dragões mitológicos (Fry et al., 2009).

Embora os lagartos tenham influenciado amplamente o imaginário humano ao longo da história, como registrado pela diversidade de valores na África, Europa, Ásia e Oceania, estudos específicos sobre mitos, lendas, crenças e superstições relacionados a lagartos são escassos nas Américas, havendo apenas registros pontuais e dispersos.

Por: Daniel Passos, membro do NUROF-UFC

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CASTILLO, F. 1993. Enciclopédia da vida selvagem Larousse: Animais do deserto II. Barcelona, Altaya.

COLIN, M. 2010. The Aberdeen Bestiary. Disponível em: <http://www.abdn.ac.uk/bestiary/translat/66r.hti&gt;. Acesso em 26 ago. 2010.

FRY, B. G. et al. 2009. A central role for venom in predation by Varanus komodoensis (Komodo Dragon) and the extinct giant Varanus (Megalania) priscus. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America 1: 1-6.

RUBIN, N. A. 2010. Reptiles throughout mythology. Disponível em: <http://www.viewzone.com/israel.html&gt;. Acesso em: 26 ago. 2010

SHUKLA, H. L. 1994. Semiotica Indica: Encyclopedic dictionary of body-language in indian art & culture. Delphi, Aryan Books International.

Advertisements

4 Respostas

  1. Bom estudo, Daniel Passos! A foto do dragão-de-komodo foi muito bem escolhida! Acho que seria interessante se fosse criada uma matéria sobre os lagartos do Brasil, especificamente! Aqui, além do teiú (o maior dos saúrios brasileiros) há inúmeras outras espécies, porém, conhecidas mais regionalmente; fora o teiú e a iguana, são poucas as espécies conhecidas pela maior parte da população. Que tal um estudo com as fotos e caracteristicas principais dos lagartos do nosso país? É um bom desafio! Um forte abraço a você e a todos os que amam estudar a vida animal!

    • Caro Sandro,
      Primeiramente agradecemos pelos comentários. Quanto a sugestão pode estar certo de que ela foi muito bem aceita! Talvez não façamos uma postagem com todas as espécies brasileiras, mas postagens separadas sobre as espécies de lagartos do Brasil. É só aguardar por elas!

      Cordialmente,
      Equipe NUROF-UFC nas Nuvens

  2. Olá Sandro,
    Desculpe a demora na resposta.
    Sem dúvida divulgarei novas contribuições sobre a saurofauna brasileira.
    Ah…e também um ensaio sobre o etnoconhecimento de lagartos no Ceará!

  3. Olá Sandro,

    Espero que esteja acompanhando as novas notas.
    Em 2011, adicionarei mais contribuições sobre os lagartos brasileiros.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: