Clipagem: Apomorfia: algumas palavras de advertência


Por: Gerardo Furtado do Blog: Biologia Evolutiva
Eu vejo com bons olhos o fato de a sistemática filogenética estar se tornando cada vez mais comum nos cursos universitários e mesmo no ensino médio. Quem sabe, talvez a sistemática filogenética venha nos ajudar a eliminar da biologia evolutiva essa concepção malfazeja que chamada de scala naturae, que ainda é espantosamente comum (explícita ou tacitamente) no discurso dos professores, na abordagem dos livros didáticos e na maneira como a mídia em geral compreende a evolução na Terra.

Essa esperança é explicada pelo fato de a sistemática filogenética ser usada como uma excelente ferramenta didática para que se possa compreender, e sobretudo visualizar, que os organismos atualmente existentes estão todos eles conectados, em maior ou menor grau, e que diferentes graus de parentesco os separam; que organismos atualmente existentes não são ancestrais de organismos atualmente existentes, e que os diferentes ramos da árvore da vida são caracterizados por propriedades específicas, particulares, resultantes dessa maravilhosa combinação de necessidade e acaso, mas que nem por isso podem ser denominadas “melhores” ou “piores”.

Mas há um aspecto ruim, quase que inevitável, nesta popularização: no afã de incluir as “novidades” da sistemática filogenética nos mais diversos currículos, certos professores podem não estar preparados adequadamente. Alguns podem tentar falar sobre esse tema tendo acumulado pouca leitura técnica e específica sobre o assunto, quiçá nenhuma; outros podem pensar honestamente que estão tratando do assunto de forma correta, e na verdade estarem divulgando os conceitos de forma equivocada ou inadequada.

Por essa razão decidi escrever duas breves notas sobre conceitos da sistemática filogenética que devem ser tratados com especial atenção e cuidado: a presente discutirá o conceito de apomorfia, e numa futura nota tratarei do conceito de homologia.
Continue a leitura: biologiaevolutiva.wordpress.com

2 Respostas

  1. Gostei deste Site!

    Thaís Oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: