Novo Código Florestal Brasileiro e seus impactos sobre os répteis do Brasil


Pesquisadores de quatro centros de pesquisa avaliaram os impactos que as mudanças propostas para o código florestal brasileiro poderá ter sobre a fauna de répteis do Brasil. A possibilidade de compensação ambiental em bacias ou microbacias distintas daquelas degradadas; a exclusão de topos de montanhas como Área de Preservação Permanente (APP) assim como a redução da largura das matas marginais a cursos d’água (que também são APPs); a recuperação de Reservas Legais (RL) usando espécies de plantas exóticas. e a compensação de áreas de RL dentro de unidades de conservação são os principais pontos que comprometeriam a existência de espécies de répteis no caso da aprovação do “Novo Código Florestal Brasileiro”.

Os autores apontam que caso as mudanças sejam adotadas,os impactos sobre a fauna de répteis brasileira serão grandes, resultando em um comprometimento da informação biológica, bem como do potencial de uso da biodiversidade.

FONTE
: Revista Biota Neotropica:[ Marques, O.A.V.; Nogueira, C.; Martins, M. e Sawaya, R.J. Impactos potenciais das mudanças propostas no Código Florestal Brasileiro sobre os répteis brasileiros. Biota Neotrop . 2010 10, no. 4
http://www.biotaneotropica.org.br/v10n4/pt/abstract?article+bn00510042010. ISSN 1676-0]

Para baixar o artigo completo clique aqui

Anúncios

2 Respostas

  1. Este é um assunto muito importante!
    Os cientistas devem agir e não simplesmente cruzar os braços e aceitar um código como esses… que fere os princípios de qualquer amante da natureza e deveria ferir os de qualquer biólogo!

  2. […] This post was mentioned on Twitter by Jonas Filho. Jonas Filho said: RT @NUROF_UFC: Impactos do novo código florestal sobre a diversidade de répteis do Brasil http://miud.in/m22 […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: