O que fazer quando encontrar uma cobra em casa?


Relatos de serpentes sendo encontradas nas proximidades de residências, quer seja na cidade ou no campo, são frequentes nos meios de comunicação veja um exemplo . Quando isso acontece as pessoas ficam em geral amedrontadas, em estado de pânico. Não é incomum também sempre ter alguém valente que, lançando mão de um bom tacape, quer acertar a todo custo o bicho. Neste caso a cabeça do animal é a parte visada pois acreditam que uma serpente só morre quando acertada a cabeça do animal (o que é um mito).

Aproveitamos aqui para lembrar que segundo artigo 29 da Lei nº 9.605/1998 matar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização é passível de punição com detenção de seis meses a um ano, e multa.

Mas então o que fazer no caso de um encontro com uma serpente no ambiente urbano ou rural? O recomendado é que você entre em contato com os bombeiros (através do telefone 193) ou a Polícia Florestal (através do telefone 190) de seu estado para que eles possam fazer a devida remoção do animal e encaminha-lo para a autoridade competente. Deste modo não há nenhum risco de ocorrer um acidente ofídico caso a espécie seja venenosa ou da pessoa incorrer em um crime ambiental ao matar o animal.
🙂

Advertisements

10 Respostas

  1. […] TAMBÉM: – Blog do NUROF-UFC- O que fazer quando encontrar uma cobra em casa? […]

  2. A tá, já fiz isso, mas, ele dizem que não podem fazer nada, pois, elas estão em seu habitat natural, e desligam o telefone. E você mata a cobra né, eh melhor ir presa do que morrer picada.

    • Oi Daniele,

      Lamento a resposta dada pelo órgão “competente” de sua região. Mesmo assim não há motivo para matar uma serpente que venha a aparecer nas proximidades de sua casa, neste caso é recomendado manter alguns cuidados básicos de segurança para a prevenir a ocorrência de acidente ofídico.
      Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só perguntar novamente.

      Obrigado!

    • Pior que é verdade melhor ir pra cadeia do que morrer picada

      • Oi Katrina,

        Você acha realmente que cometer um ato ilegal é a melhor solução quando estiver em situação de possível “perigo”?!
        Pois na maioria das vezes, as serpentes que aparecem em casa não são peçonhentas. E mesmo que venha a aparecer uma peçonhenta, se você tiver as atitudes corretas, o rico de ocorrer um acidente ofídico é nulo. No entanto, na tentativa de matar uma serpente peçonhenta, você corre o risco de sofrer um acidente ofídico. Portanto, o contato com os órgãos ambientais responsáveis de seu estado é a melhor atitude no caso do aparecimento de uma serpente em sua casa.
        Reforço que segundo artigo 29 da Lei nº 9.605/1998 matar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização é passível de punição com detenção de seis meses a um ano, e multa.

        Atenciosamente,

  3. […] Confira também: O que fazer quando encontrar uma cobra em casa? […]

  4. Estou com muiiitooooooooooooo medo, pois já apareceu cobra no quintal de dois vizinhos ( em frente e ao lado de casa) e outra cobra na sala da minha outra vizinha ( outro lado de casa ) ou seja, só minha casa ainda não apareceu…estou desesperada, não sei o que fazer pois além de ter muito medo, tenho um filho de dois anos de idade e sei dos riscos…

  5. não explica direito

  6. não explica direito

  7. Eu estou com um filhote de coral aqui na minha casa liguei para o número (190) eles mandaram eu ligar no (193) liguei, mandaram eu ligar no (156) liguei não tive nenhuma resposta. Conclusão não quero matar o bichinho mas não tenho condições de manter esse animal aqui na minha casa. Preciso de alguém que venha retirar daqui.. (Obs: está dentro de um pote de vidro)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: