O que fazer quando encontrar uma cobra em casa?


Relatos de serpentes sendo encontradas nas proximidades de residências, quer seja na cidade ou no campo, são frequentes nos meios de comunicação veja um exemplo . Quando isso acontece as pessoas ficam em geral amedrontadas, em estado de pânico. Não é incomum também sempre ter alguém valente que, lançando mão de um bom tacape, quer acertar a todo custo o bicho. Neste caso a cabeça do animal é a parte visada pois acreditam que uma serpente só morre quando acertada a cabeça do animal (o que é um mito).

Aproveitamos aqui para lembrar que segundo artigo 29 da Lei nº 9.605/1998 matar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização é passível de punição com detenção de seis meses a um ano, e multa.

Mas então o que fazer no caso de um encontro com uma serpente no ambiente urbano ou rural? O recomendado é que você entre em contato com os bombeiros (através do telefone 193) ou a Polícia Florestal (através do telefone 190) de seu estado para que eles possam fazer a devida remoção do animal e encaminha-lo para a autoridade competente. Deste modo não há nenhum risco de ocorrer um acidente ofídico caso a espécie seja venenosa ou da pessoa incorrer em um crime ambiental ao matar o animal.
🙂

Anúncios

16 Respostas

  1. […] TAMBÉM: – Blog do NUROF-UFC- O que fazer quando encontrar uma cobra em casa? […]

  2. A tá, já fiz isso, mas, ele dizem que não podem fazer nada, pois, elas estão em seu habitat natural, e desligam o telefone. E você mata a cobra né, eh melhor ir presa do que morrer picada.

    • Oi Daniele,

      Lamento a resposta dada pelo órgão “competente” de sua região. Mesmo assim não há motivo para matar uma serpente que venha a aparecer nas proximidades de sua casa, neste caso é recomendado manter alguns cuidados básicos de segurança para a prevenir a ocorrência de acidente ofídico.
      Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só perguntar novamente.

      Obrigado!

    • Pior que é verdade melhor ir pra cadeia do que morrer picada

      • Oi Katrina,

        Você acha realmente que cometer um ato ilegal é a melhor solução quando estiver em situação de possível “perigo”?!
        Pois na maioria das vezes, as serpentes que aparecem em casa não são peçonhentas. E mesmo que venha a aparecer uma peçonhenta, se você tiver as atitudes corretas, o rico de ocorrer um acidente ofídico é nulo. No entanto, na tentativa de matar uma serpente peçonhenta, você corre o risco de sofrer um acidente ofídico. Portanto, o contato com os órgãos ambientais responsáveis de seu estado é a melhor atitude no caso do aparecimento de uma serpente em sua casa.
        Reforço que segundo artigo 29 da Lei nº 9.605/1998 matar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização é passível de punição com detenção de seis meses a um ano, e multa.

        Atenciosamente,

  3. […] Confira também: O que fazer quando encontrar uma cobra em casa? […]

  4. Estou com muiiitooooooooooooo medo, pois já apareceu cobra no quintal de dois vizinhos ( em frente e ao lado de casa) e outra cobra na sala da minha outra vizinha ( outro lado de casa ) ou seja, só minha casa ainda não apareceu…estou desesperada, não sei o que fazer pois além de ter muito medo, tenho um filho de dois anos de idade e sei dos riscos…

    • Olá Aristéia! Só uma minoria das cobras oferecem perigo de fato para nós. Por exemplo, apenas 12% das serpentes da caatinga são peçonhentas. Logo, se você encontrar uma serpente na sua casa, isole-a em algum local, sem manipular ela, para evitar acidentes e facilitar seu achado por parte dos órgãos competentes. Após isso, entre em contato com os Bombeiros ou a Polícia Ambiental, para que eles façam a devida remoção do animal e encaminhem-no para a autoridade competente. É MUITO importante ressaltar que boa parte dos acidentes que acontecem é quando tentam matar a serpente. Logo, esse comportamento só aumenta a chance de você ser picado por uma serpente, que está tentando se defender de você. Para evitar problemas, instrua seu filho a não mexer em folhiços, buracos e em objetos que pareçam cobras. Também combata os roedores. Muitas serpentes podem ser atraídas para as habitações humanas por conta da presença deles. Abraço!

  5. não explica direito

  6. Eu estou com um filhote de coral aqui na minha casa liguei para o número (190) eles mandaram eu ligar no (193) liguei, mandaram eu ligar no (156) liguei não tive nenhuma resposta. Conclusão não quero matar o bichinho mas não tenho condições de manter esse animal aqui na minha casa. Preciso de alguém que venha retirar daqui.. (Obs: está dentro de um pote de vidro)

    • Olá Aliadni! Quando aparecer outra serpente na sua casa, tente ligar novamente para esses números. Tente também ligar para a Polícia Ambiental e o IBAMA da sua região. Caso ninguém atenda ou te dê um retorno, tente cuidadosamente devolver a serpente ao ambiente de onde ela veio. Lembre-se que as serpentes são muito importantes para o meio ambiente, inclusive para nós. Elas são responsáveis por diminuir a população de roedores da região que podem entrar em nossas casas e trazer diversas doenças. As corais, em específico, se alimentam de serpentes e animais serpentiformes. Abraço!

  7. […] ou autorização é passível de punição com detenção de seis meses a um ano, e multa. CLIQUE AQUI e saiba quais os procedimentos a tomar, coso encontre alguns desses […]

  8. Precisa ser muito ****** mesmo pra ver um filho,irmão etc…correndo risco de vida com uma cobra desgraçada do lado e não fazer nada.

    • Olá João! Não é questão de “não fazer nada”. Só uma minoria das cobras oferecem perigo de fato para nós. Por exemplo, apenas 12% das serpentes da caatinga são peçonhentas. Se a cobra não é peçonhenta e por isso não oferece grandes riscos a nós, para quê fazer algo mau a ela? Deixe ela seguir sua vida, ela tem um importante papel no meio ambiente, como as peçonhentas também possuem. Se a serpente é peçonhenta e oferece risco de morte, não é mais fácil você se afastar dela? Não é preciso machucá-la ou algo do tipo. É uma outra vida e precisa ser respeitada. O que você pode fazer é isolá-la em algum local, para evitar acidentes e facilitar seu achado por parte dos órgãos competentes. Enquanto você a mantém longe, entre em contato com os Bombeiros ou a Polícia Ambiental, para que eles façam a devida remoção do animal e encaminhá-lo para a autoridade competente. Em caso de acidentes com as serpentes peçonhentas, se concentre em oferecer o melhor suporte possível ao acidentado e fotografar a espécie de forma que seja possível identificá-la, mas sem correr riscos, para que os médicos possam administrar o soro antiofídico correto. É MUITO importante ressaltar que boa parte dos acidentes que acontecem é quando tentam matar a serpente. Logo, esse comportamento só aumenta a chance de você ser picado por uma serpente, que está tentando se defender de você. Espero que eu tenha conseguido mudar sua forma de reagir ao encontrar serpentes, esse grupo tão mal compreendido e atacado de todas as maneiras. Abraço!

  9. Eu ja tive cobra dentro da minha casa e liguei para 193 e sabe o que fizeram. Colocarao uma musica e nao me atenderão, a cobra saiu de casa a hora que quis. Por isso as pessoas matam esses animais pq nao temos ninguem que venha retirar o animal.

    • Olá Nanci! Infelizmente isso ocorre bastante. Às vezes os bombeiros têm outras prioridades e acabam não respondendo a esses chamados. As pessoas costumam matar as cobras por não conhecê-las o suficiente, o que acaba gerando medo. A maioria das serpentes não é peçonhenta, e não oferece riscos sérios para nós, apesar de ainda sim oferecer o risco da mordida, que fere e possui bactérias que podem trazer doenças como hepatite e tétano. Apesar disso, não há apenas as duas saídas que você disse (Esperar os bombeiros x Matar a cobra). Quando os bombeiros não atenderem seu chamado, você deve deixar que a serpente volte a seu ambiente, uma mata próxima. Há dois motivos principais para a entrada da cobra na sua casa: ou ela entrou por engano ou ela entrou porque existe cheiro de ratos ou excrementos deles por aí, o que a atraiu. As serpentes são muito importantes para o meio ambiente em que se encontram, e são muito importantes também para o ser humano, já que se alimentam de roedores, que podem trazer muitas doenças para nós e facilmente conseguem entrar nas nossas casas. Caso os bombeiros não te atendam da próxima vez, você pode tentar falar com a Polícia Ambiental, pois eles também fazem esse tipo de serviço. É importante ressaltar que a maioria dos acidentes com as cobras acontece quando tentam matá-la. Abraço!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: