Notícia: Cobras exóticas via Sedex


Inspeção de rotina dos Correios leva à apreensão de sete animais exóticos

Transporte ilegal de animais silvestres

Desta vez o tiro saiu pela culatra. Uma verificação de rotina dos Correios em suas encomendas, em Londrina, no Paraná, levou à descoberta (após raio-x), do transporte ilegal de cobras exóticas. Segundo o Ibama, eram sete indivíduos da espécie norte-americana Cornsnake.

Com apoio dos Correios, o Ibama e a Polícia Federal resolveram fazer uma entrega controlada da correspondência no município de Uraí, Norte do Estado. Resultado: apanharam o recebedor da “encomenda” em flagrante. Foram encontradas ainda outras seis cobras exóticas da mesma espécie em cativeiro bem como um lagarto ‘diplo’, também exótico. No local, havia também animais silvestres nativos, vivos (uma jiboia e oito quelônios) e empalhados, além de diversas armas.

Fiscalização do Ibama


Todos os animais foram apreendidos e dois autos de infração lavrados (um referente à introdução de animais exóticos sem autorização e outro aos nativos em cativeiro). As multas somaram R$ 12.300,00.

A PF fez a apreensão dos armamentos, a maioria peças de coleção que ornamentavam as paredes da casa. Além do processo administrativo pelo Ibama, o autuado deve responder, na esfera judicial, por crime ambiental e pela posse das armas.

Segundo Neusa Emídio, chefe do escritório regional do Ibama em Londrina, “pela quantidade de animais encontrados no local, estes provavelmente se destinavam ao comércio ilegal.”

Ela explica que as pessoas interessadas em adquirir estes tipos de animais, tanto exóticos como nativos, devem procurar criadouros legalizados, autorizados pelo órgão federal, a fim de evitar contribuir para o tráfico de animais silvestres.

Fonte: EPTV.globo

NOTA:
Se lembrarem bem, os leitores do Blog do Nurof perceberão que isto mais parece “notícia repetida”. Aqui mesmo já divulgamos notícias semelhantes de serpentes cornskanes transportadas ilegalmente via Correios. Veja: BlogdoNUROF-UFC

Estas serpentes não são as únicas vítimas deste tipo de atividade, o comércio de animais silvestres no Brasil é uma das atividades que mais movimenta o dinheiro sujo no País.

Os que se dizem adoradores e admiradores desses animais não podem colaborar com tal prática. O Ibama é o orgão responsável pela fiscalização contra crimes ambientais portanto, caso presencie algum tipo de prática ilegal com animais silvestres, faça a denuncia: Linha Verde- Ouvidoria Geral do IBAMA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: