Notícia:Em Itatiaia, moradores encontram cobra e reclamam da falta de limpeza na rua


Moradores da Rua Feliciano Bernardes, no bairro Jardim Paineiras, foram surpreendidos por uma cobra urutu que rastejava pelo calçamento na tarde de ontem (2), por volta das 18h. Segundo a moradora Tânia Maria da Costa e Silva, uma motorista passou pela cobra e parou o veículo com receio de tê-la atropelado.

– Uma mulher bateu na casa da vizinha dizendo que tinha uma cobra enroscada no meio do mato aqui perto. Fomos até lá e ela estava bem, só que ninguém sabia o que fazer, então chamamos o Corpo de Bombeiros de Resende, mas eles disseram que só poderiam vir se ela estivesse dentro da casa de algum morador. Como ela estava na rua ninguém veio ajudar – disse.

– Chamamos a prefeitura, mas também ninguém veio, então alguns moradores ficaram com medo e acabaram matando o animal. Nós não sabemos se em Itatiaia tem soro antiofídico, dizem que se uma pessoa for picada por urutu ela pode ter menos de meia hora de vida. Tem aparecido muita cobra aqui. Mês passado também apareceu, mas não era desse tipo – acrescentou Tânia, informando que ontem de manhã funcionários da prefeitura foram até o local saber o que estava acontecendo.

– Hoje funcionários da prefeitura vieram aqui por volta das 10h. Eles recolheram a cobra e fizeram uma capina na rua. Agora está decente, mas infelizmente tem muitos moradores que não ligam para seus terrenos e deixam o mato alto. Nós ficamos preocupados não só por causa do aparecimento de cobras, mas principalmente por causa da dengue – falou a moradora.

FONTE: Diário do Vale

NOTA DO BLOG:

A serpente de nome científico Rhinocerophis alternatus
é conhecida como urutu, urutu-cruzeiro, jararaca-de-agosto, jararaca-de-rabo-de-porco, coatiara, boicotiara ou simplesmente cruzeira. Faz parte de um grupo de serpentes responsável por um grande número de acidentes ofídicos graves. A peçonha do animal destrói as células em torno do local atingido, podendo causar necroses e o medo gerado na população e a desinformação, muitas vezes levam á morte do animal pelos populares.

Mais uma vez aproveitamos aqui para lembrar que segundo artigo 29 da Lei nº 9.605/1998 matar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização é passível de punição com detenção de seis meses a um ano, e multa.

Mas então o que fazer no caso de um encontro com uma serpente no ambiente urbano ou rural? O recomendado é que você entre em contato com os bombeiros (através do telefone 193) ou a Polícia Florestal (através do telefone 190) de seu estado para que eles possam fazer a devida remoção do animal e encaminha-lo para a autoridade competente. Deste modo não há nenhum risco de ocorrer um acidente ofídico caso a espécie seja venenosa ou da pessoa incorrer em um crime ambiental ao matar o animal.

VEJA TAMBÉM:
O que fazer quando encontrar uma cobra em casa? :

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: