Notícia: Lagarto sem olhos nem patas descoberto no Camboja


Nova espécie descrita na revista “Zootaxa”
2011-05-11

Uma nova espécie de lagarto, sem olhos e sem patas e que facilmente poderia ser confundido com uma cobra, foi descoberta no Camboja por Neang Thy, zoólogo do Ministério do Ambiente daquele país asiático, e por outros especialistas da Fauna & Flora International (FFI).

O animal foi batizado de lagarto cego da Montanha Dalai (Dibamus dalaiensis), por ter sido encontrado na região das montanhas Cardamomo. Inicialmente, o investigador pensou tratar-se de uma espécie comum, mas ao aperceber-se de que era uma nova espécie, concluiu que o réptil tinha evoluído para viver debaixo da terra, daí ter “perdido” as patas para conseguir perfurar o solo.

Lagarto foi descoberto sob um pedaço de madeira (Foto: Jeremy Holden/FFI)


Depois desta conclusão, Neang Thy e a sua equipe publicaram um artigo na revista “Zootaxa”, que se destaca também por ter sido o primeiro da autoria de um cidadão cambojano que descobriu uma nova espécie, juntou todas as provas científicas e publicou a descoberta.

Jenny Daltry, bióloga da FFI, revelou que foi necessário quase um ano para se certificasse de que se tratava realmente de uma nova espécie: “Tiveram que analisar todas as descrições científicas de todas as outras espécies e as espécies em museus”.

Por que não uma cobra?

De acordo com Jenny Daltry, existem vários outros lagartos sem patas na natureza. Apesar de poderem sem confundidos com cobras, não o são, pois não têm a língua bifurcada. Além disso, “a maioria das cobras tem apenas um pulmão e os lagartos têm dois”, acrescentou a cientista.

Outro diferença consiste no fato de grande parte dos lagartos conseguir piscar os olhos, algo que as cobras não fazem. No entanto, este não é um ponto distintivo deste lagarto, uma vez que não tem olhos.

Fonte: Ciência Hoje

NOTA DO BLOG
Link para uma visualização prévia do trabalho de descrição da espécie (formato PDF) clique aqui

Advertisements

4 Respostas

  1. […]Que é isso? essa nem é a foto do lagarto verdadero ,[…] ,não passa disso e que nem sabe oque ta falando !
    já ouviu aquela frase /? se não tem oque falar, não fale nada ! poisé axo que não ,se não não estaria falando […] aqui ! vc é uma vergonha por Brasil !

    [Editado pelo Blog por conter conteúdo ofensivo]

  2. Ola! Meu nome é Celia, sou de Minas Gerais, da cidade de Ouro Preto, Tenho um material bem interessante ,sobre um reptil ,que é chamado Lagarto de camboja,mas nao é este que voces estao mostrando .
    Na verdade gostaria que um biologo com especializaçao em repteis desse uma olhadinha , este bichinho se parece demais com uma cobra mas porem possui 4patinhas . Tirei fotos e fiz video dele. Por curiosidade fiz uma pesquisa na net ,e me deparei com uma reportagem dizendo ser este animal muito raro descoberto no camboja,em2010 .
    Mas aqui na regiao onde eu moro ja faz muitos anos que ele aparece.
    Queria saber se realmente é o tal lagarto.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: