Clipagem: Sucuri é a maior cobra brasileira


A sucuri-verde, conhecida como anaconda, é a maior serpente brasileira, atingindo 9 m de comprimento e até 250 kg. É considerada a segunda maior serpente do planeta, ficando atrás apenas da píton-reticulada, que vive na Ásia e mede até 11 m.

Sucuri-verde de 3 metros encontrada no campus da Universidade Federal do Pará. Foto Wagnermeier, disponível em: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:01-COBRA-SUCURI-3M-WAGNER-MEIER_MG_2458.JPG

Além da sucuri-verde (Eunectes murinus) há também a amarela (Eunectes notaeus). Elas habitam locais diferentes e têm características distintas. A amarela vive no Pantanal, é menor e tem coloração mais chamativa. A verde é mais robusta e tem cor escura para poder se esconder melhor no seu habitat, a Floresta Amazônica.

Nenhuma das duas é venenosa, mas ambas têm fama de devoradoras. É que as sucuris são serpentes constritoras, ou seja, matam a presa enrolando-se em volta do corpo dela para sufocá-la. Procura não quebrar os ossos da vítima para não correr o risco de se machucar na hora de se alimentar.

COME GENTE? – Uma lenda diz que a sucuri é ‘comedora de gente’. Essa serpente, assim como todas as outras, é carnívora, mas os humanos não fazem parte de seu cardápio natural que inclui peixes, jacarés e capivaras. Prefere ‘pescar’ com muita habilidade seu rango.

É excelente nadadora, mesmo sem pernas ou braços. Vive próxima a lagos e rios e procura se manter sempre enrolada em galhos de árvore ou mesmo no solo. Ao se sentir ameaçada, entra imediatamente na água, onde consegue se movimentar com mais rapidez, com seu corpo é grande e pesado.

Com a colaboração de Thiago Toshio, do Zoológico de São Paulo, e a consultoria de Giuseppe Puorto, diretor do Museu Biológico do Instituto Butantan

Fonte: DIÁRIO DO GRANDE ABC- DIARINHO

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s