Notícia: Estudo afirma que inteligência de répteis pode não ser tão limitada


Lagartos testados mostraram facilidade em resolver problemas.
Estereótipo de capacidade limitada para encontrar comida é questionado.

Do Globo Natureza, em São Paulo

Pesquisadores da Universidade Duke, na Carolina do Norte, Estados Unidos, descobriram que os lagartos podem aprender e se lembrar de resolver problemas nunca enfrentados antes tão bem como aves e mamíferos. Os resultados foram obtidos após testes com lagartos tropicais, da espécie Anolis evermanni, tipicamente encontrados em Porto Rico.
Os resultados desafiam o estereótipo científico de que os répteis têm capacidade limitada em métodos para encontrar comida. Entretanto, o desempenho não significa que eles são mais inteligentes que as aves.

Lagarto da espécie Anolis evermanni durante testes realizados nos Estados Unidos. Resultados desafiam o estereótipo científico de que os répteis tem capacidade limitada encontrar comida. (Foto: Manuel Leal/Duke University)


De acordo com os cientistas, durante os testes os lagartos tinham que procurar comida entre dois recipientes, um deles vazio e o outro com um verme dentro, mas coberto por uma tampa. Quatro exemplares, dois machos e duas fêmeas, tinham que remover a tampa e conseguiram fazer isto em menor número de tentativas que as aves.
“Pássaros têm até seis chances por dia de obter comida, mas os lagartos comem apenas uma vez. Em outras palavras, se um lagarto comete um erro, ele tem que se lembrar de como corrigi-lo até o dia seguinte”, disse Manuel Leal, biólogo da universidade. A conclusão do estudo deve levar os pesquisadores a reavaliar o que pensam sobre a evolução da cognição animal.

Fonte: G1 natureza

NOTA DO BLOG: O resumo e o arquivo pdf contendo o artigo (ambos em inglês) podem ser acessados na página da Royal Society Publishing

Advertisements

4 Respostas

  1. era legal o link ou a referência do trabalho mesmo.

  2. Olha só… os pesquisadores deste trabalho postaram um pequeno vídeo com as ‘façanhas’ do pequeno Anolis. Muito bacana!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: