Nova espécie de lagarto é descoberta no sertão cearense: O mais novo “calango-de-lajeiro”, Tropidurus jaguaribanus


Uma nova espécie de lagarto foi descoberta e descrita para o sertão do Ceará. A pesquisa foi desenvolvida pelos pesquisadores do Núcleo Regional de Ofiologia da UFC (NUROF-UFC), Daniel Passos e Daniel Cassiano Lima, sob a orientação da Profa. Dra. Diva Maria Borges-Nojosa, coordenadora do NUROF-UFC.

A pesquisa teve início em 2008, após um inventário de fauna realizado no Vale do Jaguaribe, região leste do estado do Ceará. Durante a identificação das espécies capturadas, examinando espécimes dos popularmente conhecidos como “calangos-de-lajeiro” (lagartos com um plano corporal achatado do dorso para o ventre e especialistas no uso de fendas em rochas), os pesquisadores perceberam que os animais coletados não se tratavam da espécie ocorrente na região (Tropidurus semitaeniatus) e sim, consistia em uma espécie ainda desconhecida pela ciência.

A partir de então, iniciou-se o processo de descrição, que envolve entre outros atributos morfológicos, a forma e dimensões do corpo, a contagem de escamas e a coloração. Através das lentes de um microscópio estereoscópico, os pesquisadroes confirmaram aquilo que já previam. Eles estavam com uma nova espécie em mãos!

Após dois anos de pesquisa (descrição, comparações e redação do trabalho), finalmente o artigo foi aceito e reconhecido pela comunidade científica, tendo sido publicado pelo periódico Zootaxa, da Nova Zelândia, em 27 de junho de 2011.

A nova espécie de lagarto foi batizada de Tropidurus jaguaribanus Passos; Lima & Nojosa, 2011 (Figura 01). O nome científico faz referência à região do estado onde ela ocorre, municípios integrantes do Vale do Jaguaribe. Até o momento têm-se confirmado o registro da espécie para os municípios de São João do Jaguaribe, Banabuiú e Tabuleiro do Norte, entretanto os pesquisadores acreditam que a espécie ocorre em outros municípios da região.

Figura 01. Indivíduo adulto de Tropidurus jaguaribanus.

O mais novo lagarto descrito para a Caatinga cearense, Tropidurus jaguaribanus distingui-se das demais espécies do grupo dos “calangos-de-lajeiro” principalmente por apresentar coloração com uma única faixa clara dorsal, que se estende do focinho à altura das patas dianteiras (Figura 02), enquanto as outras espécies possuem uma faixa que se estende até a base da cauda, ou têm mais de uma listra dorsal.

Figura 02. Detalhe da faixa clara dorsal de Tropidurus jaguaribanus.

O artigo científico (em inglês) pode ser parcialmente lido aqui: e sua versão completa adquirida na página da Zootaxa ou por solicitação enviada ao autor Daniel Passos

14 Respostas

  1. […] VEJA TAMBÉM: Nova espécie de lagarto é descoberta no sertão cearense: O mais novo “calango-de-lajeiro”, Tr… […]

  2. curti!

  3. Aqui onde eu executo um trabalho com Ictiologia (interior do Piauí), tem um lagarto bem parecido. Mas a faixa dorsal dele é mais extensa.

    • Caro Guilherme,

      Aí no Piauí, ocorrem duas das espécies do grupo. Uma denominada Tropidurus semitaeniatus (de ampla distribuição na Caatinga) e outra endêmica do Piauí, Tropidurus helenae.

  4. Tenho que parabenizar nosso jovem pesquisador por encabeçar a descrição de mais uma espécie de lagarto neotropical, proporcionando que conheçamos mais da nossa biodiversidade. É bom de mais saber que o grupo dos “lagartos achatados” conta com mais uma espécie componente!

    Parabéns ao Daniel e aos seus colaboradores.

  5. Parabéns, meninos, pelo lindo trabalho!
    Sem dúvida, uma grande contribuição para a sociedade científica!

  6. […] O mais novo lagarto brasileiro foi descrito por um grupo de pesquisadores do Núcleo Regional de Ofiologia da Universidade Federal do Ceará (NUROF-UFC) e foi encontrado em meio às rochas áridas do sertão cearense (Veja: Nova espécie de lagarto é descoberta no sertão cearense: O mais novo “calango-de-lajeiro”, Tr…) […]

  7. Parabéns Daniel, Prof. Diva e NUROF pela descoberta. Isso só é um reflexo do trabalho árduo de vocês. Deus continue abençoando suas pesquisas e bom trabalho.

  8. legal essa especie a figura dois parece com meu josé so que meu zé é verde

  9. […] informações sobre Tropidurus jaguaribanus, leias estas outras postagens do blog do NUROF-UFC: (“Nova espécie de lagarto é descoberta no sertão cearense” e “A importância da descoberta de uma nova espécie de lagarto para […]

  10. […] diving, swimming, and floating behaviors”. Para saber mais sobre a espécie, acesse também: “Nova espécie de lagarto é descoberta no sertão cearense”, “A importância da descoberta de uma nova espécie de lagarto para Caatinga” e “Recentes […]

  11. Muito bom saber sobre as lagartixas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: