O número de anéis no chocalho da cascavel corresponde à idade da serpente?


A cascavel (Crotalus durissus) é uma serpente da família Viperidae de hábito terrícola e noturno, que possui dentição do tipo solenóglifa sendo, portanto, peçonhenta. A característica mais peculiar à essa espécie está na extremidade de sua cauda, onde encontra-se o chocalho ou guizo, um anexo do tegumento, de formato cilíndrico achatado e composto por anéis ocos que, como as escamas, são constituidos de queratina (proteína também constituinte de nossos cabelos e unhas) (Figura 1).
Video 1 – Cascavel vibrando o chocalho ou guizo. Video: Luan Pinheiro

Um comportamento comum exibido pelas cascavéis é ao sentirem-se ameaçadas, vibrar a cauda fazendo com que o os anéis  que compõem chocalho se choquem, emitindo um som característico com a função de afugentar possíveis predadores (Vídeo 1). Muitas pessoas acreditam que o número de anéis do guizo das cascavéis estaria relacionado à idade da serpente, cada um dos anéis correspondendo à um ano de vida do animal. Dessa maneira uma cascavel com um chocalho formado por sete anéis teria sete anos de idade. Mas será que realmente existe essa relação?

Cascavel - Crotalus durissus. Foto: Luan Pinheiro

O que de fato ocorre é que a cada muda de pele (Veja: A muda de pele das serpentes) que a cascavel realiza é adicionado um anel ao guizo, dessa forma o número de anéis está relacionado ao número de mudas que a serpente fez. Entretanto, a frequência com que a serpente realiza a muda de pele esta relacionada à vários fatores como por exemplo a idade; há um menor intervalo de tempo entre a realização de mudas quando o animal é jovem, uma vez que o crescimento é mais acelerado nesse período. Contam também a saúde da serpente, a qualidade da alimentação e as condições ambientais onde o animal vive. Dessa maneira uma cascavel pode realizar mais de uma muda por ano e consequentemente adicionar mais de um anel ao seu chocalho nesse período de tempo.

O Nurof-UFC conta com exemplares vivos de cascavel em sua exposição permanente. Agende já uma visita á exposição do NUROF-UFC através do telefone (85) 33669801 e traga grupos de 20 a 40 pessoas para verem a exposição de serpentes e outros répteis e assistirem a uma palestra sobre a biologia das serpentes e curiosidades!

Por: Luan Pinheiro, membro NUROF-UFC

Anúncios

17 Respostas

  1. queria saber se cada anel de uma cascavel corresponde a um ano

    • Olá marcio de jesus silva,

      Como podemos ver no texto, cada anel do chocalho corresponde a uma muda de pele que a serpente realiza e não a um ano, visto que as serpentes podem realizar mais de uma muda no período de um ano. A frequência de mudas dependerá de fatores como a alimentação, período da vida, dentre outros.

      Volte sempre.

      Abraço!

  2. quero saber se existe algum lugar onde e possivel conseguir um chocalho de casacavel, se existir gostaria de saber o endereço ou o telefone, obrigado.

  3. meu padrinho so este mes encontrou tres cascavel la no sitio dele ele tirou os guizos delas todas tinham seis aneis

    • Oi Mariana,

      Lamento que o seu padrinho tenha feito isto, pois além do risco dele ter sofrido um acidente ofídico (pois a cascavel é uma serpente peçonhenta), o método utilizado por ele prejudica o animal, desde o estresse do manuseio até o óbito do animal decorrente a algum ferimento do procedimento.
      Além disto, vale lembrar que matar espécimes da fauna silvestre sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, constitui crime contra a fauna segundo a Lei de Crimes Ambientais (lei 9.605 – 1998).
      Também recomendo a leitura das seguintes postagens:
      https://blogdonurof.wordpress.com/2011/02/19/a-muda-de-pele-das-serpentes/ (um pouco mais sobre muda de pele)
      https://blogdonurof.wordpress.com/2012/04/30/sobre-a-matanca-infundada-de-lagartos-atestado-de-ignorancia-e-criminalidade-ambiental/ (sobre crimes ambientais)

      Obrigado.

      • é crime na tua terra ,porque para quem trabalha na lavoura , se voce encontrar uma cascavel e nao matar ,dai sim voce estara cometendo um crime de verdade , porque entao essa cobra ira picar outra pessoa, por negligencia de quem achou e deixou ela viva no meio do mato a espera da proxima presa . todas que eu encontro eu mato mesmo.melhor matar a cobra do que perder um amigo de trabalho .

  4. matar a cobra é crime, morrer picado por ela esperando atendimento do sus não é… [**********] eu tasco o pau nelas, é só aparecerem na minha frente.

    [OBS: Comentário editado pela equipe do blog do NUROF-UFC para remoção de palavrão ou insinuação de palavrão]

  5. Mosca,

    Apenas uma pequena porcentagem das serpentes brasileiras é peçonhenta, além do mais o homem não é a presa natural de nenhuma serpente, ou seja, nenhuma vai atacar o ser humano com a intenção de comer, mesmo que sendo peçonhenta. A grande maioria dos acidentes com serpentes peçonhentas ocorre por imprudência da população, como andar na mata sem a proteção adequada (bota, calça). Lembre-se que na grande maioria dos casos somos nós que invadimos o local onde elas vivem e não o contrário. Reforço o que o Diego disse, tente ler um pouco mais a respeito do tema e garanto que não se arrependerá.

    Atenciosamente,

  6. Fotografei um exemplar em Paraíba do Sul, Rio de Janeiro, que acredito tratar-se de uma Bothrops, pois não identifiquei chocalho. O padrão de cores, entretanto, se assemelha a uma Crotalus durissus. Tratando-se de um exemplar pequeno (entre 20 e 30 cm), pode ser que ainda esteja difícil perceber o chocalho? Poderiam me ajudar na identificação, caso lhes envie as imagens?

  7. Dá pena de ver pessoas tão ignorantes e cruéis com os animais. Sempre digo como exemplo de quem tem tanto medo de cobra e diz que elas picam e podem matar: quantas cobram já entraram em sua casa ou seu trabalho para te atacar? E quantos ladrões já fizeram isso? Pois elas só se defendem no habitat natural delas, simples: não vá lá.

    Editado por conter incitação à violência

  8. […] que você nunca tenha vivido numa região que tenha cascavéis, sabe que o som do chocalho significa: Cuidado! Chacoalhar a cauda é uma forma de comunicação da cascavel, com um possível […]

  9. porque a cobra cascavel esta diminuindo a quantidade de chocalho ?

    • Olá Igor! Isto está acontecendo por causa de uma atitude muito comum, mas muito errada, tomada pela maioria dos brasileiros. Muitas pessoas ao encontrarem as cascavéis, que são detectadas facilmente pelo barulho de seu chocalho, matam-nas para “evitar” problemas. Porém, a longo prazo, essa atitude só aumenta as chances ocorrerem mais acidentes com as cascavéis. As cascavéis mais encontradas e mortas pelas pessoas tendem a ser aquelas que são as mais barulhentas, ou seja, as que tem os maiores chocalhos. As cascavéis que mais conseguem sobreviver, se reproduzir e ter filhotes são as cascavéis menos barulhentas, que tem chocalhos menores. Os filhotes dessas cascavéis, que são geneticamente possuidoras de chocalhos menores em comparação com as outras de sua espécie, também terão chocalhos menores. Isso faz com que as cascavéis, com o tempo, fiquem cada vez mais com os chocalhos menores. Infelizmente essa atitude irresponsável de matar cascavéis, feita na tentativa de diminuir a chance de acidente, só piora a situação, pois torna mais difícil detectar as cascavéis, facilitando a ocorrência de acidentes e mortes. Abraço!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: