Clipagem: Fóssil descoberto na China mostra ponte evolutiva entre répteis e mamíferos


Investigadores afirmam que esta evidência evolutiva era procurada há mais de cem anos

Os ossículos dos ouvidos são comuns a todos os mamíferos. Esta formação óssea faz também a ligação entre esta classe e a dos répteis, tendo nestes últimos evoluído de uma maneira distinta. Com a descoberta de um fóssil quase completo com 125 milhões de anos, confirma-se essa relação.

Um pequeno mamífero com 35 centímetros de comprimento encontrado na China mostra os ossos em plena evolução desde a formação que se pode ver na mandíbula dos répteis até à sua actual localização no ouvido dos mamíferos. O estudo, que envolveu investigadores dos Estados Unidos e da China, está publicado na revista «Nature».

Esqueleto do mamífero " Liaoconodon hui "

O Liaoconodon hui apresenta uma estrutura peculiar nos ossículos do ouvido, maior do que as estruturais actuais, com uma cartilagem ossificada que ajudou a alongar o tímpano. Esses ossos evoluíram, ficando mais pequenos e tornaram-se no martelo, bigorna e estribo, que se encontram à volta do tímpano.

O autor do estudo, Jin Meng, conservador da secção de Paleontologia no Museu de História Natural (EUA), afirma que este tipo de animal estava a ser procurado pelos cientistas há já 150 anos. “Temos agora a evidência paleontológica que mostra a relação entre a mandíbula e o ouvido médio”, acredita Meng.

A teoria que sugere que os ossículos que acompanham o tímpano dos mamíferos são os mesmo que completam os ossos da mandíbula dos répteis foi proposta pela primeira vez por Carl Reichert, em 1837. De lembrar que Charles Darwin publicou «A Origem das Espécies» em 1859.

Artigo: Transitional mammalian middle ear from a new Cretaceous Jehol eutriconodont

Fonte: Ciência Hoje

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: