Notícia: Receita caseira para se livrar de cobras quase causa um incêndio


Princípio de incêndio assusta moradora de Jaraguá do Sul
Maria Tomio fazia receita para se livrar das cobras e acidentalmente quase pôs fogo na própria casa

Uma receita caseira para afastar cobras causou um princípio de incêndio na última residência da rua 781, no bairro Estrada Nova. O fogo iniciou por volta das 10h desta quinta-feira. Proprietária da casa, a servente Maria Janete Tomio, 49 anos, ouviu de uma conhecida que queimar osso e alho ajudaria a espantar o animal peçonhento do terreno. Maria colocou os ingredientes na churrasqueira e ateou fogo. Em poucos minutos, em função do tempo seco, as chamas se alastraram e queimaram uma pequena parte do telhado. “O susto foi grande”, comenta. Maria mora com a filha, mas estava sozinha no momento do incêndio.
(Notícia Completa: O CORREIO DO POVO)

As chamas queimaram uma parte do telhado da casa Foto: Marcele Gouche, dispoível em: http://www.ocorreiodopovo.com.br

NOTA:

Mas então o que fazer no caso de um encontro com uma serpente no ambiente urbano ou rural?
O recomendado é que você entre em contato com os bombeiros (através do telefone 193) ou a Polícia Florestal (através do telefone 190) de seu estado para que eles possam fazer a devida remoção do animal e encaminha-lo para a autoridade competente. Deste modo não há nenhum risco de ocorrer um acidente ofídico caso a espécie seja venenosa ou da pessoa incorrer em um crime ambiental ao matar o animal.

Aproveitamos aqui para lembrar que segundo artigo 29 da Lei nº 9.605/1998 matar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização é passível de punição com detenção de seis meses a um ano, e multa.

Receitas caseiras não são aconselhadas, muitas delas surgem como relatos, mitos ou lendas. Além de não resolverem o problema com as serpentes da vizinhança, podem acabar causando outros problemas graves como no caso do princípio de incêndio mostrado na reportagem acima.

Em casos de indícios de aparecimento de animais peçonhentos no seu terreno, previna-se evitando o acúmulo de lixo ou entulhos e controlando o número de roedores próximo a residencia. Se precisar andar pelo terreno, é importante usar calçados seguros e que protejam o tornozelo e se possível, perneiras. Nunca colocar as mãos em tocas, buracos na terra ou ocos de árvores sem a proteção de luvas de couro. Prestar MUITA atenção no caminho a ser percorrido é fundamental já que as serpentes se camuflam bem no ambiente onde vivem e não é possível enxerga-las sem muito cuidado e atenção.

Em breve postaremos mais dicas de cuidado e prevenção de acidentes com animais peçonhentos, aguardem!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: