As lagartixas e suas peculiaridades


As lagartixas congregam um grupo particular de lagartos, bem reconhecido popularmente por apresentar características típicas e pela proximidade que estes animais têm com os seres humanos, uma vez que podem ser encontrados em praticamente qualquer edificação antrópica, seja na zona rural ou urbana. Praticamente no mundo inteiro existem lagartixas e estas são internacionalmente conhecidas como geckos, gekkos ou mesmo gecos, como aqui no Brasil.

Esta convivência íntima entre seres humanos e lagartixas, em especial com Hemidactylus mabouia, espécie amplamente encontrada em construções humanas no Brasil, também tem consequências culturais, em especial, sob a forma de crenças e outros etnoconhecimentos acerca destes animais.

Biologicamente, estes animais pertencem à Infraordem Gekkota e, no Brasil, estão distribuídos em três famílias taxonômicas: Gekkonidae, Sphaerodactylidae e Phyllodactylidae. Em geral, são lagartos de pequeno porte, embora haja representantes que atingem cerca de 25 cm de comprimento total, como Phyllopezus periosus, espécie endêmica da Caatinga.

A pele das lagartixas é em geral constituída de pequenas escamas lisas, entremeadas por escamas modificadas em grânulos e tubérculos, o que lhes confere um aspecto relativamente delicado em comparação com outros lagartos (Figura 01). Devido a esta característica, poderíamos imaginar que estes animais fossem mais bem vistos pela sociedade, entretanto essa visão mais amigável em geral não ocorre e o que se vê, muitas vezes, são sentimentos de evitação, medo ou repulsa das pessoas em relação a estes lagartos.

Phyllopezus_pollicaris_DanielPassos

Figura 01. Detalhe para a textura lisa e aspecto delicado da pele do geco Phyllopezus pollicaris. Fotografia de Daniel Passos.

Uma das mais marcantes características das lagartixas consiste em suas especializações digitais, que pode ser evidenciadas pela diversidade de formas e complexidade estrutural dos seus dedos. Em geral, estas estruturas consistem em adaptações aos hábitos trepadores e incluem diversos tipos de dilatações digitais, além da presença de estruturas adesivas especiais, localizadas na superfície ventral dos dedos, denominadas lamelas (Figura 02). São as lamelas que possibilitam às lagartixas usar tão habilmente as paredes de nossas casas, inclusive subir sobre superfícies extremamente lisas e até ficar de cabeça para baixo.

lamelas

Figura 02. Detalhe das lamelas infra-digitais das lagartixas Hemidactylus agrius (esquerda) e Phyllopezus pollicaris (direita). Fotografias de Daniel Passos.

Outra interessante peculiaridade dos gecos diz respeito à capacidade de vocalização de algumas espécies, característica rara entre os lagartos. Além desta, diversos outros aspectos tornam as lagartixas lagartos particularmente diferenciados, como a ausência de pálpebras, sua extrema facilidade em romper a cauda, fenômeno denominado autotomia, e regenerá-la após a quebra, bem como a típica reprodução ovípara, na qual há oviposição de usualmente 2 ovos, esféricos ou ovalados, de casca dura e branca.

Diante do exposto, espero que a agilidade de andar pelas paredes, capacidade de regeneração caudal, comunicação vocal e as demais curiosidades possam tornar nosso leitor mais um admirador destes belíssimos lagartos.

Por: Daniel Passos, membro do NUROF-UFC

 

11 Respostas

  1. […] Uma das principais particularidades desta espécie é a presença de lamelas adesivas na porção final da cauda, diferentemente das outras lagartixas nas quais estas estruturas são localizadas somente sob os dedos das mãos e dos pés. Para maiores informações sobre as lamelas adesivas acesse a postagem: “As lagartixas e suas peculiaridades“. […]

  2. […] inclusive citando algumas informações sobre a “Briba” Phyllopezus periosus (veja em: As lagartixas e suas peculiaridades), espécie que iremos conhecer em mais detalhes nesta […]

  3. eu odeio lagartixas

  4. A lagartixa é um animal não tão bonito, mas ele e importante para a natureza e para todos nós, como os outros animais que existem no planeta Terra.

    OBS: Comentário parcialmente editado pela equipe do Blog do NUROF-UFC.

  5. Sophia,

    Que bom que você reconhece a importância destes animais!
    Sugiro a leitura deste outro texto: https://blogdonurof.wordpress.com/2011/03/27/a-importancia-dos-lagartos-para-a-natureza-inclusive-para-o-homem/

    Abraço

  6. São lindas. Adoro.

  7. Eu queria saber o mais rápido possível qual é a temperatura da lagartixa?

    • Cara Júlia, isso varia de espécie para espécie.
      Qual especificamente você gostaria de saber?
      Se existir informação a respeito, lhe repassamos.

      Abraço do sertanejo,

  8. Gostaria de saber se as lagartixas.cuidam de seus ovos ou dos filhotes?

    • Caro Edson,

      O cuidado parental dos ovos ou filhotes não é algo geral entre os lagartos.
      Contudo, certas espécies realizam este comportamento com os ovos e outras inclusive com os filhotes.

      Abraço do sertanejo,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: