A resistência dos quelônios aos incêndios florestais


Respondendo à seguinte pergunta feita pela leitora Marilena ao Blog do NUROF-UFC:
NUROF-UFC, gostaria de saber qual a resistência de um jabuti/cágado quando uma floresta pega fogo? Quando escapam eles ficam com alguma lesão? marilena – 31/05/2012 às 11:58hs
Os quelônios possuem um forte casco que protege esses animais de alguns choques mecânicos, dentre outras injúrias. Em relação ao fogo, essa estrutura fornece proteção contra alguns tipos de queimaduras e permite ao animal esconder-se ou tentar atravessar alguns pontos em chama. Entretanto, dependendo da temperatura da pedra ou do tronco em chamas que o animal encosta, o casco pode não resistir o suficiente e  danificar-se (lembrar que o casco do animal é formado internamente por ossos e externamente por escudos epidérmicos de queratina). Portanto, o animal pode até sobreviver a algumas queimaduras, mas, certamente, ele terá cicatrizes com isso.

Jabuti, um quelônio. Foto: Luan Pinheiro

Apesar dessa questão das queimaduras ser importante, não se pode esquecer que um dos principais problemas que um incêndio pode causar nesses animais é o superaquecimento do indivíduo. As altas temperaturas produzidas por alguns tipos de incêndio superaquecem o quelônio, de modo que as proteínas desse animal desnaturam e ele, consequentemente, morre.

Incêndio florestal. Foto: Alfo – http://www.flickr.com/photos/alfo23/

Para encerrar, convém citar um caso de incêndio na Costa Rica que durou três dias e matou cerca de 120 cágados que estavam sendo estudados. Depois do incêndio, pesquisadores ainda constataram a morte de quase 30 animais seja por danos causados pelo fogo, seja pela seca que sucedeu as chamas.
Portanto, pode-se ver que os quelônios apresentam uma proteção ao fogo um pouco maior, mas isso não os tornam adaptados à incêndios.
Espero ter ajudado, abraço!
 .
Por: Fabrício Mota Rodrigues, Membro do NUROF-UFC.
Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: