Notícia: Chinesa é mordida por cobra guardada em garrafa de vinho


O Ano da Serpente trouxe azar para uma mulher no norte da China, que recebeu tratamento hospitalar depois de abrir uma garrafa de vinho contendo uma serpente que de repente pulou e mordeu sua mão.

Figura 1: Garrafas com serpentes imersas em álcool. Fonte: principiantesdosvinhos.blogspot

Figura 1: Garrafas com serpentes imersas em álcool. Fonte: principiantesdosvinhos.blogspot

O ataque ocorreu após a mulher de sobrenome Liu que mora em Shuangcheng, na província de Heilongjiang, decidiu acrescentar mais álcool à garrafa quando a serpente, que ela tinha comprado ainda viva em junho deste ano e até então mantida em conserva, acabou despertando e atacando sua mão.

Liu recebeu tratamento em um hospital local para a inflamação, explicando que ela bebeu vinho de cobra regularmente para curar seu reumatismo. Vinhos contendo serpentes preservadas que provavelmente possui propriedades medicinais são comuns na China.

Um caso semelhante envolvendo uma ressurreição de serpente ocorreu em 2009, quando a Província de Hubei, morador de sobrenome Zhang foi atacado dois meses depois que ele comprou uma bebida similar. Zhang não foi gravemente ferido, ao contrário de um morador de Guangxi Zhuang, Região Autónoma, que em abril de 2001 morreu um dia depois de ser mordido por uma cobra preservada em vinho.

Fontes: http://heilongjiang.dbw.cnhttp://www.globaltimes.cn/

Nota do Blog: Nos últimos dias esta notícia tem sido veiculada aqui no Brasil sobre a provável  ocorrência de acidente ofídico na China envolvendo o consumo de “vinho de cobra”. Esta bebida é bastante comum naquele país, sendo utilizada como remédio para várias doenças, inclusive no tratamento do câncer. Afirma-se também que a peçonha da serpente amplia essas propriedades medicinais.

Porém vem a pergunta: Será que isso é possível? Bom, não podemos afirmar nem negar esse fato, pois não existem estudos que confirmem a resistência desses animais ao álcool. Mas podemos citar alguns fatores que corroboram ou não este fato.

Um desses fatores seria a desidratação. O contato com o álcool pode causar uma grande desidratação no animal. As regiões de maior absorção, e perda, de líquido das serpentes são a boca e a cloaca, em decorrência da maior vascularização destes tecidos. Então, se essas áreas entrassem em contato com o álcool, essa serpente poderia ter perdido muita água. No entanto, a pele desses animais é muito queratinizada diminuindo a perda de água pelas serpentes. Também, muitos répteis possuem a capacidade de diminuir o metabolismo e entrarem em estado torpor.

Pois bem, não podemos afirmar nem negar a veracidade desta notícia. Portanto gostaríamos de saber a sua opinião sobre este fato.

Obrigado!

Anúncios

2 Respostas

  1. Há também a possibilidade de afogamento. O líquido entraria nos pulmões, o que levaria à morte do animal. Além disso, o álcool também teria efeito de desidratação nos pulmões.

    Essas pessoas podem ter se furado acidentalmente com as presas inoculadoras, as quais poderiam conter toxinas “ativas”.

  2. A descrição da notícia é tão mal contada e insensata que não cogito qualquer possibilidade de se tratar de uma caso real. A história é tão absurda que prover explicações parece até desnecessário.

    Ao meu ver, parece claro que ou foi mentira do “indivíduo acidentado” (algo bastante comum) ou, por outro lado, foi exagero do “jornalista científico” (não menos comum).

    Na verdade, acredito que esse tipo de informação é tão fantasioso e sensacionalista que se torna insignificante no contexto da divulgação científica. Inclusive sugiro a equipe NnN evitar o compartilhamento desse tipo de notícia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: