O que acontece quando jogamos sal em sapos?


Jogar sal em sapos é uma “brincadeira” muito comum em cidades do interior. Com o intuito de afugentar os sapos de suas residências ou simplesmente por pura perversidade, as pessoas jogam sal no anfíbio e observam-no saltar e agonizar sob efeito do composto. O que era pra ser engraçado acaba se tornando uma piada de muito mau gosto.

A pele dos anfíbios é um dos principais órgãos responsáveis pela respiração cutânea,  processo em que a pele é a mediadora entre a troca de gases respiratórios (assim como o pulmão). Para isso ser possível, a epiderme deve ser muito vascularizada e úmida, pois a água facilita a troca gasosa por um fenômeno conhecido como difusão. Quando em contato com o sal, a pele do sapo perde parte da sua umidade e da sua capacidade respiratória, deixando-o desidratado e causando asfixia, além do fato de sua pele fina deixar os vasos sanguíneos bem mais expostos ao composto, aumentando a sua pressão sanguínea. Além disso, essa prática é considerada criminosa pela Lei Federal nº 9.605/98, Art. 32: “Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”, com pena de multa e detenção de três meses a um ano.

Sapo Rhinella jimi. Foto: Déborah Praciano

Então o que fazer ao encontrar um sapo na rua ou em casa? Simples, deixe-o seguir seu caminho ou peça para alguém para  deixá-lo com cuidado em uma área de mata próxima. Eles são muito importantes no controle de pragas como insetos e não fazem mal algum ao ser humano. Os animais, assim como nós, têm todo o direito de, simplesmente, viver.

Por: Paulo Cunha Ferreira Bringel, membro do NUROF-UFC

Anúncios

7 Respostas

  1. “Viva e deixe viver…” Esse é o meu lema. É um absurdo que ainda existam pessoas que achem que o direito à vida e ao de existir nesse planeta seja apenas delas… Esse tipo de “gente”, sim, é asquerosa! 😦

  2. Achei um sapo magro, sera que alguem tentou matar ele com sal? ele estava no pote de agua do meu cachorro…

    • Olá Daniel,

      não é possível afirmar se esse foi o motivo que deixou o sapo no estado em que foi encontrado. Muitas podem ser as causas, como por exemplo doenças causadas por endoparasitas ou fungos. Dependendo do grau de raquitismo também pode ser decorrente de estivação, estado em que eles entram em “dormência” para sobreviver a distúrbios ambientais, como períodos de seca prolongados, onde não se alimentam mas se utilizam de reservas energéticas. O sal na pele desses animais vai impedir as trocas gasosas que eles realizam pela pele, o sal irá desidratar essa superfície inviabilizando o processo, sem falar na dor que é causada. Dependendo da espécie e da quantidade de sal que foi jogada, o indivíduo pode morrer em poucos dias e se escapar pode ficar com sequelas graves podendo isso prejudicar sua reprodução ou alimentação, causando, consequentemente, magreza.

      A equipe Nurof Nas Nuvens agradece sua participação.

      • Eu como a carne dos animais que matam mas, não,os mato nem assisto tal ato . se eu pudesse criar leis aqueles que matam. vendem e comem a carne do boi de carroça que trabalhou pára criar seus filhos. Seriam obrigados a trabalhar 10 horas por dia sem direito a feriado. Domingos nem dias santos por <> este artigo seria estendido a todos animais de montaria,e ,outros serviços prestados ao homem,

      • Olá Pedro,

        não vi a relação entre seu comentário e o assunto abordado.

        Att

  3. Seguramente os pseudodefensores da vida dos sapos nunca tropeçaram neles á porta de sua casa nem convivem diáriamente com eles ou assiste á sua multiplicação debaixo do seu nariz. Me dê a morada e posso enviar algumas dezenas numa caixinha a quem pretender. E garanto que ainda fico com muitos!!

    • Olá Tino,

      não vi argumentos sólidos para seu ódio aos sapos. Imagine como eles se sentem ao tropeçar em você também. Imaginou? Um ser bem maior que eles, que os pode causar dano de morte atirando sal em sua pele. O que eles podem causar de danoso a você? Na realidade são muitos os benefícios que eles podem oferecer, desde controle de pragas de insetos até a fabricação de fármacos que podem ser usados no tratamento de um familiar seu (hipoteticamente).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: