Notícia: Ibama resgata jacaré de 1,8 metro em residência no interior do Ceará


Animal foi visto por uma criança no quintal de casa e alertou os pais. Segundo Ibama, animal da Amazônia é levado ao Ceará de forma ilegal.

Um jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) foi encontrado na manhã do último sábado no quintal de uma casa em Icó, no interior do Ceará, a 375 km de Fortaleza. Segundo o chefe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) da região, Fábio Lima Bandeira, o animal foi avistado por uma criança, que se assustou e alertou os pais sobre a presença do animal.

Animal foi capturado em residência no interior do Ceará (Foto: Richard Lopes/Arquivo pessoal)

Animal foi capturado em residência no interior do Ceará. Fotografia de Richard Lopes/Arquivo pessoal

Apesar do animal não ter apresentado reação agressiva, o Ibama recomenda que as pessoas não tentem se aproximar deste tipo de animal e entrem em contato com o órgão ou com a Polícia Militar Ambiental para fazer o resgate de espécies selvagens.

O animal foi resgatado na zona rural de Icó, no Sítio Logradouro. Segundo Rolfran Ribeiro, chefe de fiscalização do Ibama no Ceará, os filhotes são levados clandestinamente a outros estados do país*. De acordo com fiscais do órgão federal, o jacaré deve ter saído de açudes secos, onde vivia, na procura por comida nas residências da região.

O espécime capturado pesa 22 quilos e idade estimada de cinco anos. Será levado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Fortaleza, onde passará por exames de saúde. Após período de quarentena, os fiscais irão avaliar se o animal tem condições de ser devolvido a natureza.

Notícia sintetizada a partir de G1|Ceará

Confira também: O que fazer quando encontrar uma cobra em casa?

*Na notícia original era informado que Caiman latirostris é comum da região Amazônica, mas esta espécie é comum da Mata Atlântica e da região Sul do Brasil.

3 Respostas

  1. Caros, sou biólogo e faço pesquisas com jacarés há anos. Observei a foto do indivíduo relatado na matéria e observei que a espécie realmente se trata de Caiman latirostris (jacaré-de-papo-amarelo). No entanto esta espécie não é típica da Amazônia, sendo encontrada somente na Mata Atlântica e adjacências. Sugiro revisão do artigo. Atenciosamente

    • Adriano,

      Obrigado pela observação, o erro já foi corrigido.
      Na notícia original realmente era informado que Caiman latirostris se tratava de uma espécie amazônica. Mas após revisar melhor, é comum da Mata Atlântica e região sul do Brasil, também é encontrado no Uruguai, Paraguai, Bolívia e Argentina.

      Atenciosamente,

  2. […] Confira também: Notícia: Ibama resgata jacaré de 1,8 metro em residência no interior do Ceará […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: