Herpetofauna da Caatinga: novo lagarto “Teiú” é descoberto na Caatinga


Uma pesquisa recém-publicada na revista Check List revelou a ocorrência inédita de uma nova espécie de lagarto “Teiú” para a Caatinga. Até então, se conhecia apenas uma única espécie de “Teiú” para o bioma (Salvator merianae). Entretanto, neste novo estudo, a ocorrência de Tupinambis teguixin (Figura 1) também foi confirmada (Passos et al. 2013).

Tupinambis_teguixin_DanielPassos (1)

Figura 1. Indivíduo adulto de Tupinambis teguixin. Fotografia de Daniel Passos.

A pesquisa foi fruto da parceria entre pesquisadores de três universidades brasileiras (Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA e Universidade Federal do Ceará – UFC) e conta com a participação de dois membros do NUROF-UFC.

A descoberta ocorreu no início de 2013 quando Frede Lima-Araujo e Ana Carolina Brasileiro Melo, graduandos em Biologia pela UVA, faziam registros fotográficos da fauna do município de Groaíras-Ceará. À primeira vista, os indivíduos fotografados pareciam com o “Tejo” comum. No entanto, ao analisar as fotos cuidadosamente, o pesquisador-colaborador do NUROF-UFC, Daniel Passos, percebeu que se tratava de outra espécie de “Teiú”. Mas qual seria, se na Caatinga só existia uma? Seria uma nova espécie ainda não registrada para o bioma? Poderia ser uma nova espécie ainda não descrita?

Para responder a essa charada, era necessário mais do que apenas fotografias. A resposta definitiva só veio em Abril, quando os autores do trabalho foram a campo e coletaram espécimes para determinar precisamente sua identificação taxonômica. Após medições do corpo, contagem de escamas e análise da coloração, os pesquisadores concluíram que se tratava de uma espécie ainda sem registro para a Caatinga, Tupinambis teguixin ou “Tejo d’água” (Figura 2), como é popularmente conhecido no sertão do Ceará.

Tupinambis_teguixin_DanielPassos (2)

Figura 2. Tupinambis teguixin às margens do Rio Acaraú, no município de Groaíras, CearáFotografia de Daniel Passos.

O lagarto Tupinambis teguixin é a maior espécie do gênero, podendo alcançar mais de um metro de comprimento total (Harvey et al., 2012). Esta espécie, de hábitos terrícolas e diurnos, habita paisagens abertas e florestais de vários países da América do Sul (Ávila-Pires, 1995). Porém, no Brasil, sua ocorrência só era registrada para a Floresta Amazônica e para o Cerrado.

O trabalho recém-publicado ampliou a compreensão sobre a distribuição geográfica de Tupinambis teguixin, apresentando o primeiro registro de ocorrência da espécie na Caatinga. Este achado constitui mais uma importante contribuição do NUROF-UFC para o conhecimento da herpetofauna da Caatinga, reforçando a escassez de informações sobre a biodiversidade de diversas áreas do bioma e a necessidade de pesquisas adicionais em regiões ainda inexploradas.

O artigo na íntegra pode ser acessado gratuitamente clicando aqui.

Leia também: A importância da descoberta de uma nova espécie de lagarto para Caaatinga.

Por: Daniel Passos, membro do NUROF-UFC

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ÁVILA-PIRES, T.C.S. 1995. Lizards of Brazilian Amazonia (Reptilia: Squamata). Zoologische Verhandelingen Leiden 299: 1-706.

HARVEY, M.B.; G.N. UGUETO & R.L. GUTBERLET JR. 2012. Review of Teiid Morphology with a Revised Taxonomy and Phylogeny of the Teiidae (Lepidosauria: Squamata). Zootaxa 3459: 1-156.

PASSOS, D.C.; LIMA-ARAUJO, F.; MELO, A.C.B. & BORGES-NOJOSA, D.M. 2013 New state record and distribution extension of the golden tegu Tupinambis teguixin (Linnaeus 1758) (Squamata: Teiidae) to the Caatinga biome, northeastern Brazil. Check List 9:1524-1526.

Advertisements

2 Respostas

  1. Parabéns pela publicação Daniel sam!! É isso aê!!!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: