Notícia: Uso de ferramentas por crocodilianos: crocodilos e jacarés usam galhos como isca para atrair aves aquáticas


Crocodilianos são animais de comportamento complexo que se interessam por todo tipo de coisa que chame sua atenção. Além disso, desempenham complexas interações sociais, como o reconhecimento visual, monogamia, caça social, rápida capacidade de aprendizagem e boa capacidade de lembrança foram observadas neste grupo. Outro inesperado comportamento complexo acaba de ser publicado, que é o uso de ferramentas por crocodilianos.

Gatuno crocodilo (Crocodylus palustris) em Madras Crocodile Bank, Tamil Nadu, na Índia, com pedaços de galho na cabeça. Fotografia de Vladinir Dinets, de Dinets et al. (2013).  Fonte: Scientific American

“Crocodilo Gatuno” (Crocodylus palustris) em Madras Crocodile Bank, Tamil Nadu, na Índia, com pedaços de galho na cabeça. Fotografia de Vladinir Dinets, de Dinets et al. (2013). Fonte: Scientific American.

Conforme descrito por Dinets et al. 2013, o “crocodilo gatuno” (Crocodylus palustris) na Índia e o “jacaré americano” (Alligator mississippiensis) nos Estados Unidos foram observados enganando garças ao estarem parcialmente submersos com galhos equilibrados em seus focinhos. Quando as aves se aproximam para coletar os galhos que seriam utilizados na construção de ninhos, os crocodilos se aproveitam da oportunidade e capturam a ave que caiu em sua armadilha. Se crocodilianos realmente estão usando galhos para atrair suas presas, pode-se considerar o uso de ferramentas, pois os galhos são objetos que são empregados para uma função específica.

Jacaré americano captura com sucesso uma "garça nevada" (Egretta thula), seguindo ao comportamento de exibição de galho. Fotografia de Don Specht, de Dinets et al. (2013). Fonte: Scientific American

Jacaré americano captura com sucesso uma “garça nevada” (Egretta thula), após comportamento de exibição de galho. Fotografia de Don Specht, de Dinets et al. (2013). Fonte: Scientific American.

A observação de galhos sobre o focinho de crocodilianos não foi aleatória, pois este comportamento foi exibido por ambas as espécies de crocodilianos mantidos em cativeiro e foi observado exclusivamente durante a temporada da nidificação das garças, mais frequente no final de março a abril, quando as garças estão buscando ativamente galhos para construção de ninhos (Dinets et al. 2013).

Foi considerado improvável pelos autores que o comportamento de exibição de galhos fosse resultante da associação aleatória entre crocodilianos do viveiro e galhos flutuantes, uma vez que estes galhos são extremamente raros nos tanques em questão, principalmente na época do ano em que foi observado, porque as árvores locais não liberam galhos e as aves em nidificação removem rapidamente galhos flutuantes para construção de ninhos. Portanto a coleta e uso deliberado de galhos pelos crocodilianos parece mais provável (Dinets et al. 2013). Parece que eles estão praticando comportamento de iscagem, no qual predadores usam objetos para atrair uma presa em potencial, que ao se aproximar torna-se mais fácil de ser capturada. Melhor ainda, eles só praticam este comportamento de iscagem durante um período específico do ano.

O comportamento de iscagem já foi observado para algumas aves e para o “crocodilo de água salgada” Crocodylus porosus que utiliza pedaços de peixe para atrair pássaros. No entanto precisa-se ser um pouco cético quanto à afirmação deste comportamento, pois é preciso de registro por filmagem, demonstrando o comportamento em ação.

Garça verde usando pão como isca para atrair os peixes. De SeaWayBLOG de Guido Trombetta. Fonte: Scientific American

Garça verde usando pão como isca para atrair peixes. De SeaWayBLOG de Guido Trombetta. Fonte: Scientific American.

Como Dinets et al. (2013) notou, a aparente presença deste comportamento em duas espécies de crocodilianos existentes levanta a hipótese deste comportamento ser mais difundido dentro do grupo, e dado a sua presença em crocodilianos e aves, acredita-se que o existiu o uso de ferramentas em iscagem por arcossauros (grupo que inclui crocodilianos, dinossauros e aves) extintos. Número surpreendente e incomum de registros comportamentais em crocodilianos nos últimos anos, incluindo o consumo de frutas e folhas, adoção de filhotes, alimentação destes, capacidade de escalada, caça em grupo, monogamia. Além disso, muito se conhece sobre a existência de um complexo repertório de comunicações vocais e posturais. Tudo isto mostra que crocodilos, jacarés e gaviais são animais complexos, adaptados a fazer muitas coisas que podemos não considerar provável se não tiver sido documentado.

"Crocodilo Orinoco" (C. intermedius) comendo folhas. Fotografis de John Brueggen, de Brueggen (2002), tirada em St. Augustine Alligator Farm Zoological Park. Fonte: Scientific American.

“Crocodilo Orinoco” (Crocodylus intermedius) comendo folhas. Fotografis de John Brueggen, de Brueggen (2002), tirada em St. Augustine Alligator Farm Zoological Park. Fonte: Scientific American.

 

Fonte: Scientific American

Sobre a comparação entre crocodilos e aves, confira: Répteis: Dinossauros, Lagartos, Serpentes, Tartarugas, Crocodilos e … e … e … Aves?

Confira também: Notícia: Ibama resgata jacaré de 1,8 metro em residência no interior do Ceará

Advertisements

Uma resposta

  1. […] Confira também: Notícia: Uso de ferramentas por crocodilianos: crocodilos e jacarés usam galhos como isca para atr… […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: