NOTÍCIA: Descoberta tartaruga ancestral que pode explicar evolução do casco


Um fóssil de 240 milhões de anos pode ser um “elo perdido” na evolução das tartarugas, pois fica entre o Eunotosaurus da África do Sul (260 milhões de anos) e o Odontochelys da China (220 milhões de anos). Conhecido como Pappochelys rosinae ou “Tartaruga avô”, esse animal preenche uma lacuna no registro fóssil da época em que os ancestrais das tartarugas ainda não possuíam a característica que faz com que os membros desse grupo sejam facilmente identificados: seu casco. O estudo do achado, publicado na Nature, traz novas pistas sobre a evolução da carapaça protetora das tartarugas.

Fig.1. Reconstrução da tartaruga primitiva. Créditos: Rainer Schoch

Fig.1. Reconstrução da tartaruga primitiva. Créditos: Rainer Schoch

O Pappochelys (Fig. 1) era um pequeno réptil que parecia muito mais com uma iguana do que com uma tartaruga, mas o esqueleto (Fig. 2) mostra sem dúvidas traços de tartaruga. Além disso, o formato do crânio e as duas aberturas em ambos os lados dele indica que as tartarugas podem estar mais relacionadas com os lepidossauros (serpentes e lagartos, por exemplo) do que com os arcossauros (crocodilos, dinossauros, aves e etc.).

Fig. 2. Esqueleto da tartaruga primitiva. A parte amarela é correspondente ao casco das espécies atuais. Créditos: Rainer Schoch

Fig. 2. Esqueleto da tartaruga primitiva. A parte amarela é correspondente ao casco das espécies atuais. Créditos: Rainer Schoch

Um dos autores da pesquisa, Rainer Schoch, explica que embora essa evolução do casco das tartarugas tenha sido prevista pela pesquisa embrionária hoje, ela nunca tinha sido observada em fósseis, até esse estudo.

Fontes:

IFLS

NBC News

Referência:

Schoch, Rainer R., and Hans-Dieter Sues. “A Middle Triassic stem-turtle and the evolution of the turtle body plan.” Nature (2015).

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: