Calango-verde, Ameiva ameiva


O Ameiva ameiva (Linnaeus, 1758), conhecido popularmente como calango-verde ou ainda tijubina é um lagarto que ocorre em quase todo território nacional. Tem ampla distribuição geográfica, sendo encontrado em áreas abertas na América do Sul e em Galápagos (Vanzolini et al, 1980), no Panamá e em Ilhas do Caribe (Schwartz et al, 1991). Geralmente abundante nos locais onde ocorre e apresenta alta densidade tanto em ambientes naturais quanto antropicamente alterados (Vitt e Colli, 1994).

ameiva

Ameiva ameiva forrageando em ambiente de Caatinga. Foto por John A. Andrade

O A. ameiva possui aproximadamente 30 cm e os machos apresentam geralmente tamanho maior que as fêmeas. É um lagarto terrícola e habita diversos (veja também: origem e diversificação dos lagartos) locais como áreas de bordas de mata, clareiras no interior de matas, e em áreas que foram alteradas pelo homem, como jardins, quintais e roçados.

ameiva_ameiva

Ameiva Ameiva região amazônica. Foto por Paulo Sérgio Bernarde

Alimentam-se principalmente de invertebrados artrópodes (Vitt, L. J. & Colli G. R. 1994.), mas também podem se alimentar de algumas frutas. É um animal de hábitos diurnos. Sua reprodução é ovípara e pode ocorrer durante todo o ano havendo uma redução no período de seca. O tamanho da ninhada varia de 1 a 11 ovos por desova. Sua cor chama bastante atenção, pois apresenta um dorso verde brilhante.

ameiva2

Ameiva ameiva. Foto por Paulo Sérgio Bernarde

Texto por Rafaela Moura, estagiária NUROF-UFC 


REFERÊNCIAS:

Silva, T. F., et al. “Ecologia de Ameiva ameiva (Sauria, Teiidae) na Restinga de Guriri, São Mateus, Espírito Santo, sudeste do Brasil.” Boletim do Museu de Biologia Mello Leitão 15 (2003): 5-15.

Schwartz, A. & Henderson, R. W. 1991. Amphibians and reptiles of the West Indies: Description, Distribution and Natural History. University of Florida Press. Gainesville.

Vanzoline, P.E., Ramos-Costa, A.M.M., & Vitt, L.J. 1980. Repteis das caatingas. Academia Brasileira de Ciências, Rio de Janeiro.

Vitt, L. J. & Colli G. R. 1994. Geographical ecology of a neotropical lizard: Ameiva ameiva (Teiidae) in Brazil. Canadian Journal of Zoology, 72: 1986–2008.

SITE ACESSADO:

Herpetofauna

4 Respostas

  1. Qual o tipo de dentição e inserção dentária desse gênero?

    • Olá Dayanne! Os lagartos podem ter inserção dentária de dois tipos: tecodonte ou pleurodonte. Um outro membro da família Teiidae, o Tejo (Tupinambis merianae), possui a inserção tecodonte. De acordo com este artigo que achei (clique aqui), o A. ameiva possui inserção dentária do tipo subpleurodonte. Observando a incrível ilustração presente na pág. 5 do PDF, dá para perceber que o seu tipo de dentição é homodonte. Dá uma olhada nessa ilustração, é bem legal! Espero que eu tenha esclarecido sua dúvida! Abraço!

  2. Tem um calango no meu quintal, como me livro desse bicho?

    • Olá Márcia! Não se preocupe, pois esse calango irá sair do seu quintal com a mesma facilidade que entrou. Além disso, não se preocupe com a sua presença no seu quintal, pois os calangos são muito importantes para o ambiente e para nós. Eles se alimentam de mosquitos da dengue, baratas, escorpiões, aranhas, e diversos outros insetos, e ainda não oferecem riscos para nós! Ter esse animal em sua casa é muito melhor que não tê-lo! Abraço!

Deixe um comentário