Amor e guerra: Rã ‘Wolverine’


Rãs tem a morfologia das mãos e pés altamente conservados evolutivamente, possuindo quatro e cinco dedos respectivamente. Com exceção de duas espécies japonesas de rãs da família Ranidae, Babina subaspera (Fig. 1) B. holsti, que possuem uma estrutura semelhante a um dedão na pata dianteira, fazendo o animal parecer possuir cinco dedos na mão.

wolverine2

Figura 1: Babina subasperaRã “Wolverine” por © Noriko Iwai

A espécie B. subaspera vive na região das Ilhas Amami, no Sul do Japão. Exemplares machos desta rã apresentam “pseudo-polegares” nas patas, o que intrigou o pesquisador Noriko Iwai, da Universidade de Tóquio. Esse dedo extra libera uma garra, que na verdade é um espinho; um complexo de elementos esqueletais, músculos, tecidos conjuntivos e pele. O esqueleto (ósseo ou cartilaginoso) que existe dentro do falso polegar é definido como “prepollex”, que seria literalmente um dedo extra, um rudimento, apresentando uma extremidade pontiaguda e curvada na direção oposta ao primeiro dedo, sendo definido como espinho prepolical (Fig. 2).

wolverine1

Figura 2: Espinho prepolical em B. subaspera, © Noriko Iwai

O porquê desse “quinto dedo” existir em algumas espécies de vertebrados ainda permanece um mistério evolutivo, mas em B. subaspera (Fig. 3), trabalhos de campo demonstram que é usado em combates por território e possui papel importante acasalamento. Ambos, macho e fêmea, possuem esse espinho que fica recoberto por pele, porém, nos machos, os espinhos são tipicamente maiores. Apesar de ambos o possuírem, apenas os machos da espécie usam o espinho, achado que leva o Dr. Iwai a acreditar que estes estejam primariamente relacionados à ancoragem do macho na fêmea durante a cópula (amplexo).

babina-sp

Figura 3:  Corte histológico corado e figura esquemática mostrando cartilagem (azul) e ossos (vermelho) da mão direita de B. subaspera , confira a posição dos metacarpais (I,II,III e IV) e espinho prepolical (*). (Tokita & Iwai, 2010)

As condições nas ilhas Amami tornam o combate, e a necessidade de armamento, um fator chave para o sucesso de acasalamento das rãs. Indivíduos lutam por lugares para construir os ninhos, assim a capacidade de lutar contra os concorrentes pode ser crucial. No combate, os machos primeiro se abraçam e depois golpeiam o oponente com o espinho prepolical exposto, causando ferimentos no dorso (Fig. 4).

screenshot-2016-11-25-at-16-49-34

Figura 4: Macho de B. subaspera (acima) com marcas dorsais de combate e fêmea (abaixo) com cicatrizes localizadas apenas na região axilar. (Iwai 2012)

Este estilo de luta ajuda a confirmar a teoria de que os espinhos eram originalmente usados para abraçar o parceiro sexual (Fig. 5).

screenshot-2016-11-25-at-19-57-47

Figura 5: Macho e fêmea em amplexo. Note a posição de fixação do espinho prepolical. (Iwai, 2012)

O fato é que por apresentar uma estrutura retrátil usada como arma de defesa fez muitas pessoas associarem o anfíbio ao personagem Wolverine, da franquia X-men, que possuía garras retrateis compostas por uma liga metálica fictícia, o Adamantium, e que confere grande poder ao personagem. Os combates entre os machos de B. subaspera podem ser vorazes, talvez não tão parecido com o estilo de luta do Mutante Logan, mas não menos empolgantes.

“Mais pesquisa é necessária para ver como o pseudo-polegar evoluiu e como ele veio a ser usado para a luta”, diz Dr. Iwai.O Dr. Iwai  tem estudado a rara espécie desde 2004, com o intuito de entender a distribuição e  hábitos reprodutivos; todos fatores que poderiam contribuir com a conservação da espécie. O uso da estrutura como uma arma, e o perigo das rãs que se prejudicam com ele, fazem do pseudo-polegar  uma contribuição intrigante ao estudo da morfologia da mão, conclui Dr. Iwai.

REFERÊNCIAS:

MailOnline

Natgeo

Iwai, N. (2012) Morphology, function and evolution of the pseudothumb in the Otton frog. Journal of Zoology 289 (2013) 127–133. (doi:10.1111/j.1469-7998.2012.00971.x)

Tokita, M. & Iwai, N. (2010) Development of the pseudothumb in frogs. Biol. Lett. (doi:10.1098/rsbl.2009.1038)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: