Sobre

O Núcleo Regional de Ofiologia da UFC (NUROF-UFC) tem por objetivo pesquisar a biologia de anfíbios e répteis com foco principal no ofidismo. As atividades de divulgação científica e educação ambiental são vocações naturais do NUROF-UFC dada a curiosidade despertada pelas serpentes no homem. Por este motivo recebemos, com grande frequência, grupos de visitantes em nossas dependências. Além destes grupos destaca-se também o interesse por parte de transeuntes que passam em frente ao prédio do núcleo e pedem para poder visitar a exposição. Desta forma, visitas orientadas e palestras para grupos de natureza diversificada – de soldados da PM a escolas- são atividades realizadas cotidianamente e com grande empolgação pelos integrantes do Núcleo, além de outras atividades de extensão universitária.

O projeto “NUROF-UFC nas Nuvens” nasce como uma maneira de ampliar o acesso a informação referente a biologia de anfíbios e de répteis e especificamente sobre o ofidismo para o público em geral, visitantes e não visitantes do Núcleo. Além do mais ele constitui um canal de fluxo multidirecional, em rede e contínuo de informações, fazendo com que as práticas de divulgação científica e de educação ambiental ultrapassem os limites físicos da Universidade. Como consequência este projeto é um agente catalisador para uma maior aproximação entre a comunidade e a universidade.

O projeto “NUROF-UFC nas nuvens” consiste no uso de diversas ferramentas da internet (blog, redes de relacionamento(Orkut, Facebook, Twitter, formspring.me), canais de vídeo, vídeocasts, podcasts, imagens, apresentações de slides) para divulgação científica e educação ambiental com foco no público geral. Utilizará como ferramenta centralizadora (hub) o blog do NUROF-UFC ( blogdonurof.wordpress.com -um blog científico), de modo que toda a informação veiculada terá a referência do blog. É um projeto cujo pilar central é: ser aberto. Aberto ao uso de novas tecnologias de internet, aberto a qualquer pessoa que queira colaborar (na produção de conteúdo, na programação do blog, na direção de vídeos…), seja ele integrante ou não do Núcleo, pesquisador, professor (da universidade ou não e em qualquer nível), aluno ou não, sem fazer qualquer distinção entre profissões. Assim toda produção inerente ao NUROF nas Nuvens será licenciada sob licença de livre publicação tornando o conteúdo livre para ser usado e modificado por qualquer um que necessite da informação.

Projeto nurof
O objetivo do projeto é: Ser um mecanismo aberto de extensão das atividades de educação ambiental e de divulgação científica desenvolvidas no NUROF-UFC.

Caso queira participar ou fazer sugestões escreva para nós: nurofufc(em)gmail.com

Sejam todos muito bem vindos, conecte-se a nós 🙂

Equipe NUROF-UFC nas nuvens

14 Respostas

  1. Obrigado por linkar meu blog, pessoal!

    Farei o mesmo no meu!

    abraços!

  2. Desculpem-me não estar participando mais do NUROF nas nuvens… Mas venho parabenizar a todos que o fazem: o blog está bastante dinâmico e interativo. Espero que continue assim!

  3. Aposto tudo nesses jovens cientistas! Sou amigo de alguns deles e testemunho o esforço e potencial desses empreendedores!
    Esse site está condenado ao sucesso! Parabéns!

  4. Gente, sou academica na universidade do estado do Pará, CESUPA (Centro Universitário do Pará) e adorei isso aqui 🙂
    Parabéns, SUCESSO! ;*

    • Cara Tayse,

      Agredecemos pelo seu comentário no blog! Isso nos ajuda muito a continuar com o projeto. Sinta-se a vontade para enviar sugestões. Sua audiência será sempre bem vinda
      Gratos,

      Equipe NUROF-UFC nas Nuvens

  5. Sou do aluno da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão e estava procurando um modelo de blog para divulgação de projeto de Pesquisa. Encontreis o blog de vocês e estou me embasando no trabalho de vocês que está simplesmente sensacional, para estruturar nossa proposta. Parabéns!

    • Obrigada, em nome da equipe NnN! Temos um email, caso vc queira trocar algumas ideias sobre blogagem é: nurofufc@gmail.com
      Boa sorte em seu projeto e se precisar de ajuda pode contar conosco, abraços!

      • Obrigado Gabriela, sucesso pra vocês em seu trabalho e, se precisarem podem contar com um amigo aqui no Paraná. Abraços!

    • Caro Jonas,

      Ficamos honrados pelo comentário. Fique à vontade para fazer uso das ideias que achar conveniente para seu trabalho! Uma das estratégias do blog ser licenciado sob “creative commons” é justamente essa, possibilitar a utilização das ideias e produções do blog para criação de outras propostas. Mantenha contato.

      Abraço
      C.

      • Conrado na verdade o projeto que estou desenvolvendo juntamente com dois outros amigos, se refere a um assunto um pouco diferenciado do desenvolvido por vocês (uma espécie de cactaceae aqui no Paraná). O que me atraiu, além do conteudo trabalhado por vocês, foi a organização dos assuntos e a maneira que o blog em si foi desenvolvido e trabalhado. Abraço!

  6. Parabéns pelo Blog, muito bom mesmo. Sou biólogo e professor e é claro que já peguei alguns vídeos para utilizar nas minhas aulas.
    Grande abraço

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s