Jacarés do estado do Ceará


No dia 17 de junho é celebrado o Dia Mundial dos Crocodilianos, alguns dos répteis mais curiosos da atualidade.

Você conhece as espécies de crocodilianos que ocorrem no estado do Ceará? São duas espécies de jacarés:

Jacaretinga (Caiman crocodilus), encontrado em Caucaia, Crateús e Trairi; e Jacaré-anão (Paleosuchus palpebrosus), que ocorre em Crateús, São Benedito e Itapipoca.

0074
Figura 1. Jacaretinga, Caiman crocodilus. Fonte: Reptile database.

Paleosuchus-palpebrosus-03000027699_01
Figura 2. Jacaré-anão, Paleosuchus palpebrosus. Fonte: Reptile database.

Registros da presença de jacarés no Ceará existem desde 1948, quando Dias da Rocha afirmou que uma espécie pequena de jacaré ocorria nos terrenos pantanosos cearenses. Registros científicos desses animais, no entanto, só ocorreram em 2008 e em 2011 com a publicação de dois trabalhos que confirmaram a existência de populações nativas dessas duas espécies no Ceará (Borges-Nojosa e Lima 2008, Lima e Borges-Nojosa 2011).

Em Fortaleza, também existem jacarés (talvez você já tenha visto algum vídeo dos famosos jacarés da lagoa da Parangaba). No entanto, a possível população atual de jacarés da cidade provavelmente não é nativa e pode ser fruto de solturas indevidas desses répteis na década de 90.

Apesar disso, não é completamente improvável a presença de populações nativas de jacarés na cidade de Fortaleza, pois existem registros históricos da presença desses animais na região, mas essas populações nativas podem ter sido extintas e substituídas por populações introduzidas.

Autoras: Isabel Cristina e Déborah Praciano



Referências

Fernandes-Ferreira, Hugo, et al. História da zoologia no Estado do Ceará Parte I: vertebrados continentais. Gaia Scientia 8.1 (2014): 99-120.

Veja qual a explicação para o jacaré ‘passeando’ na Av. José Bastos. Tribuna do Ceará, 2017. Disponível em: <https://tribunadoceara.com.br/noticias/cotidiano-2/veja-qual-explicacao-para-o-jacare-passeando-na-av-jose-bastos/amp/>. Acesso em: 17 de jun. de 2020.

Deixe um comentário