Cobra que bebe leite? Um pouco mais sobre a Pseudoboa nigra, a cobra preta!


A serpente Pseudoboa nigra (Família Dipsadidae) mais conhecida como muçurana ou cobra preta foi descrita pelo pesquisador Vital Brasil. É uma espécie ofiófaga, ou seja, se alimenta de outras serpentes. Portanto, é capaz de resistir ao veneno de serpentes como jararacas (Bothrops) e cascavéis (Crotalus), contudo não possui resistência para o veneno das corais (Micrurus) isto provavelmente pela forte ação neurotóxica.

" A Cobra que bebe leite"

Foto:Samuel C. Ribeiro Fonte:http://ardobrasil.blogspot.com/


Ao nascer a Pseudoboa nigra apresenta coloração avermelhada com a cabeça preta, mas ao decorrer do amadurecimento do animal vai mudando a coloração, o que serve como uma das bases de uma lenda bastante conhecida.

Foto: Gabriel F. Horta Fonte: http://ardobrasil.blogspot.com/

Quem já não ouviu falar que algumas mulheres em fase de amamentação dizem que enquanto dormiam, a serpente se aproximava e introduzia sua cauda na boca do bebê, para que este não chorasse, se aproveitando para mamar no seio da mulher, conforme a serpente ingeria o leite sua coloração ficaria esbranquiçada.

Alguns visitantes do NUROF-UFC afirmam (com testemunhos) que as crenças na lenda tem forte apelo e que algumas mulheres gestantes, ao verem uma muçurana, só conseguem ter sossego após o animal ser morto, com medo de que ele venha a “beber” seu leite materno. Não podemos esquecer de algumas características biológicas marcantes dessas serpentes como por exemplo: as serpentes não apresentam a enzima lactase para digerir o leite, além do mais nenhuma serpente é dotada das adaptações no crânio necessárias para realizar a sucção como fazem os bebês humanos (e de outros mamíferos).

Como e por que o leite provocaria a mudança na cor da pele da cobra? Conhece alguém que ganhou alguma manchinha branca por gostar de leite? O fato de algumas muçuranas possuírem coloração branca é devido ao albinismo que ocorre em alguns animais, não estando ligado à quantidade de leite ingerido.

Os mitos e lendas são testemunhos culturais ricos e não se sabe ao certo onde e por que surgiram da forma como ouvimos atualmente. Não se esqueça de pesquisar e conhecer a biologia do animal e a cultura de cada região, somente assim poderá compreender algumas raízes que cercam esses pensamentos!

Acesse também: Um pouco mais sobre as cobras que bebem leite
Por Rafael Cavalcante Pinheiro, membro NUROF-UFC

About these ads

48 Respostas

  1. Muito interessante essa matéria. Parabéns!

  2. Nossa, minha vó fez minha cunhada acreditar nisso, meu sobrinho nasceu e a coitada da minha cunhada morre de medo disso, até porque ela mora num lugar um pouco propício a isso.. rsrs

  3. olá,moro em são gonçalo RJ,e onde estou morando ja apareceu dois filhotes de cobra cujos com a parte de cima cor escura assimilando o preto e a barriga branca me falaram que é a limpa campo (muçurana) mas achei esquisito na minha casa o quinta é todo encimentado com uma parte de terra e murado porém meu vizinho temum abacateiro e uma palmeira esquisita que ñ sei o nome ñ possuo água no quintal,nem entulho o ultimo filhote apareceu na minha varanda fiquei com medo matei ele tinha aproximadamente uns 40 a 50 cm será que esta vindo através da arvore o que ñ entendi como ela conseguiu passar pela minha cachorra que é uma pit bull e como ela surgiu e minha sogra possui no fundo do quintal um mini laguinho com peixes vimos por duas vezes uma cobra da cor verde escuro encima e com a barriga amarela falaram que é a tal limpa campo como ñ conheço estou pesquisando para saber que cobra é essa,e como é a gestação dela e onde elas costumam fazer ter os filhotes se é em arvore ou ñ chão mesmo ,por favor me ajudem estou muito preocupada de aparecer essa cobra dentro de casa por enquanto é filhote mas com certeza tem a mamãe será que está perto da minha casa????
    fico aguardando anciosamente um socorro
    Obrigada

    • Oi Roberta, calma… primeiramente se elas estão vindo pela árvore a probabilidade de ser animal peçonhento já é bastante reduzida. Se você tiver foto das cobras pra mostrar, talvez fique mais fácil de descrever.
      Serpentes são animais silenciosos e discretos… é normal que o cão não as veja.

    • oi meu nome e millena tome muito cuidado com esa cobra

  4. Essa história da cobra é verdade!
    Já aconteceu com pessoas da minha família…
    Mas o caso da coloração não tem nada a ver

  5. Bem, essa historia ate que acontece mas, ela é existe não por causa das muçunaras, mas sim pelas milk snakes(Lampropeltis triangulum), seriam as “falsas corais” da região norte do nosso continente…exatamente da venezuela para cima…
    abraços

  6. As Lampropeltis são serpentes generalistas comem de invertebrados a pequenos roedores… e jamais bebem leite do peito de qualquer mamífero.

    As pessoas tem muito medo e ouvimos várias estórias, algumas mulheres grávidas podem ver a serpente e acreditar que ela está lá para beber o leite do peito, o que não é verdade.

    Podemos inclusive nos questionar, porque uma mulher lactante deixaria uma cobra morder seu peito e esperar que a cobra mamasse?

    Lembremos que o medo gera interpretações erradas dos fenomenos.

    • Acrescentando ao que o Prof. Paulo escreveu, chamo atenção para o fato de que qualquer serpente, de qualquer espécie existente no planeta carecem do aparato craniano capaz de sustentar a pressão negativa necessária ao ato de sucção. Outra importante característica é a ausência, nesses animais, da musculatura craniana responsável pelos movimentos de sucção. Ou seja é impossível uma serpente ter os movimentos cranianos necessários ao ato de amamentar. Cobras não “mamam”.

  7. minha avo tem ovelhas e anda uma cobra a beber leite de uma ovelha… ele disse me que a cobra a encanta e depois deixa beber o leite da teta… sera verdade?? e que tipo de cobra pode ser,,,

    gostava de uma resposta…..

    • Cara Teixeira,
      Primeiramente agradecemos por sua visita ao blog.
      Então, como dito no texto “Não podemos esquecer de algumas características biológicas marcantes dessas serpentes como por exemplo: as serpentes não apresentam a enzima lactase para digerir o leite, além do mais nenhuma serpente é dotada das adaptações no crânio necessárias para realizar a sucção como fazem os bebês humanos (e de outros mamíferos)”, portanto a história não passa de uma lenda.

      Um abraço

  8. Gostaria de saber se essa cobra é venenosa.

  9. Meu pai tem uma fazenda na região sul da Bahia (Macarani) e ao visitá-lo por lá, durante uma noite chuvosa apareceu uma muçurana de uns 70 cm, muito dócil, permitindo inclusive o manuseamento, que meu pai diz aparecer com certa frequência. Isto não só não incomoda como é bem vindo, pois há muitas cobras venenosas na região, e as muçuranas dão pelo menos conta das mais perto da casa.
    Sabendo da incapacidade dos répteis de termoregulação, acredito que ela buscasse mesmo um lugar mais quente…
    Meu pai diz que é comum aparecer ainda uma segunda, que seria maior, mas com coloração branca e preta, que ele acredita ser da mesma espécime, mas que eu desconhecia (antes desta matéria), imaginava todas as muçuranas como negras.
    De toda sorte pedi pra tirar fotos caso a outra aparecesse novamente.

  10. sera que existe esta em moçambique

  11. [...] Mais Populares Cobra que bebe leite? Um pouco mais sobre a Pseudoboa nigra, a cobra preta!Lagartos peçonhentos (Lagartos venenosos no Brasil?)Existe diferença entre tartaruga, cágado e [...]

  12. Uma Tava Aqui Na Minha Casa To com O peito Todo Marcado!!!

  13. Hj aqui em casa apareceu uma cobra preta com a barriga amarelada e é um filhote de aproximadamente 10 cm ou menos,e antes ja havia aparecido em meu quarto uma de aproximadamente 1m e outra de 1m e 20cm,enfim tenho fortes razoes para acreditar q haja uma ninhada em algum lugar de meu terreno,e estou muito preocupada pois aqui tem 2 crianças pqnas de 2 anos,então eu gostaria de saber q providencias tomar!?

  14. Hj aqui em casa apareceu uma cobra preta com a barriga beje mais tbm apresentando a cor amarela em suas laterais,ela é um filhote de aptoximadamente 10 cm,e antes desse já havia aparecido mais 2 uma em meu quintal e outra em meu quarto,tenho fortes motivos para acreditar q exista uma ninhada por aqui,o poblema e q tenho 2 crianças em casa uma de 2 anos e outro de 2 meses tenho meda q uma dessas possa subir em seu berço ou q o maiorzinho de 2 anoa tente pegar,enfim eu gostaria de saber como proceder em uma situação dessas!?

  15. estou gravida e ontem quando fui trabalhar…na porta do meu trabalho quase pisei em uma cobra de uns 60 cm +ou- cor preta com algumas pintas amarelas no corpo…e na cabeça duas lista branca..ela nao tinha a pele ressecada ao contrario brilhava…ela tava com a metade do corpo erguido para dar o bote…me assustei recuei um pouco e paralizei..ela percebeu sei -la que fiquei imovel e foi se embora deslizando pelo jardim…nao faço a minima ideia que cobra seja essa…como estava perto pude reparar bem…so me assustei porque parecia um galho ao mesmo tempo…ela é perigosa?o local onde trabalho é meio que no mato…perto da praia.e o calor tava de rachar…moro em ubatuba-sp….agora vivo com medo achando que vai vim atras de mim ou que na minha casa exista alguma debaixo da cama…mais essa lenda do leite percebi lendo alguns comentarios e explicaçao que é mito..to mais tranquila..mais se uma cobra vier me picar eu sendo gestante…corro o risco de morree eu e o bebe?qual deve ser minha postura mesmo sedo gestante ao se deparar com uma cobra…no caminho de volta encontrei mais duas…uma arrancaram a cabeça…outra o carro passou por cima exatamente entre 60 e 45 cm…mais de coloraçoes diferentes..nao era da mesma especie que estava no portao…me ajude pelo amor de deus…to pensando em largar o trabalho por causa disso…trabalho sozinha nessa casa…tenha uma boa tarde..anita

  16. Em cima da minha casa apareceu uma cobra com 1m5c +ou- quase toda branca só com a cabeça listrada com preto, pode ser uma cobra preta? eu sou da paraiba. aqui sempre aparece cobra preta, mas nunca vi dessa cor.

  17. Ola amigo, tenho uma dessas que ganhei de um conhecido que mora na roça, moro em Jaguaré – ES, e a coloração dela e alaranjada com a cabeça branca, procurei fotos em tudo que e lugar e ate hoje não vi nenhuma parecida com a minha, eu trato dela com Calangos ( pequenos lagartos).

    • Olá Liderjan Rissari,

      Por sua descrição da coloração pode tratar-se de uma Pseudoboa nigra.

      No entanto, levar para casa um animal silvestre sem procedência é CRIME previsto pelo artigo 29 da Lei nº 9.605/1998, com pena de seis meses até 1 ano de detenção além do pagamento de uma multa. Isso vale também para quem persegue, caça e mata esses animais. Sugiro a leitura do texto: http://blogdonurof.wordpress.com/2010/10/25/meu-bichinho-de-estimacao-e-silvestre/

      Obrigado pela visita, qualquer outra dúvida estamos a disposição.

      Att.

      Luan Pinheiro

      • Pois eh Luan, na verdade um conhecido que trouce ela, no entanto já procurei saber dos procedimentos e vi que não havia como eu manter ela como animal de estimação, por isso entrei em contato com meu ex cunhado que é Biólogo, e ele a levou para universidade federal do Espirito Santo, ele me disse que seria isso mesmo uma Pseudoboa nigra, tenho alguns conhecimentos de como manusear e tudo mais, mais como eu não poderia manter ela em casa resolvi entregar, eu iria soltar na mata novamente mais ele achou melhor leva-la pra ajudar nos estudos dos futuros biólogos.
        estou pensando em comprar uma legalizada, que eu possa cuidar em casa sem problemas.
        alias adorei o blog, muito interessante já passei pra vários amigos.

      • Olá Liderjan Rissari,

        Muito bom saber que você tomou a atitude correta.
        Obrigado por divulgar, estamos trabalhando para melhorar o Blog a cada dia.

        E já que pensa em adquirir um animal legalizado, indico a leitura do texto: Meu bichinho de estimação é silvestre, segue o link:

        http://blogdonurof.wordpress.com/2010/10/25/meu-bichinho-de-estimacao-e-silvestre/

        Abraço e volte sempre.

  18. Ontem, na minha casa, minha esposa viu uma cobra preta de aproximadamente 40 cm na área de serviço. Ficou desesperada, pois temos uma filha de 3 meses. O fato aconteceu logo após uma chuva. De onde ela pode ter vindo? Como evitar o surgimento? Será que existe uma adulta por perto? Saímos de casa e agora preciso voltar para matá-la. Onde procurar e como posso matá-la? Será que é venenosa? Aguardo resposta!

  19. Ela existe de verdade? Ou e uma lenda

  20. antes eu pensava que existia, mas com essa pesquisa pude perceber que É MENTIRA posso engravida sem medo

  21. gente essa cobra meu deus inda bem que nunca a pareceu naminha casa

  22. oi, hoje meu visinho encontrou uma cobra Pseudoboa Nigra, ela media 1,35 metros, esse tamanho é um tamanho normal para essa especie, ou é considerado raro?

  23. As pessoas não deveriam inventar essas besteiras para assustar os outros…

  24. E o mais engraçado, é que tem gente que diz com tanta precisão que isso é verdade, mas não conheço ninguém que tenha passado por isso, nem fato nenhum que confirme esse fato.
    Assim como diz a matéria, as cobras não possuem as caracteristicas necessárias para realizarem tal ato.
    [Comentário editado pelos moderadores do blog: É boa prática não escrever em caixa alta.]

  25. Voce poderia me amostrar amostrar um vídeo mais não e pq eu não acredito são meus pais que não acreditam

  26. encontreii uma de duas cabesas agora estou com medo seera que tem mais dentro da minha casa

  27. na minha cidade aida dou muita risada por causa desse mito,fico rindo sozinho e se alguem percebe diz assim:
    -Tu vai dizer que não é verdade!
    e pra completar ainda cita uma prima ou tia ,que já foi chupada pela cobra,rsrsrs.

  28. poxa vida tive tirar minha duvida encontrei uma serpente negra na porta do meu baneiro minha mulher ficou horrorizada e nao acreditei que elas mamassem em mulheres mas fiquei pensando o que ela fazia la;sera o cheiro do leite tinha atraido ela?minha mulher nao dormiu a noite toda achando que tinha alguma coisa se mexendo embaixo do lencol rsrs.

  29. Olá boa tarde hoje de manhã quando minha tia acordou tinha uma cobra em seu quintal, onde ela mora não tem mato, e tudo asfaltado, a cobra parece ser filhote, ela é preta com pintas amarelas.
    Gostaria de saber se essa cobra é venenosa. muito obrigada e boa tarde

    • Oi Izabella,

      Pela sua descrição parece não se tratar de uma “cobra preta” e também parece não ser peçonhenta, se você tiver tirado alguma foto pode ajudar na identificação da serpente, mas nem sempre a identificação é precisa. Neste caso envie a foto para meu email: diegobiologiaevida@hotmail.com para possível identificação.

      Obrigado!

  30. Bem quanto a historia da cobra beber leite eu realmente nao acredito , mas a realidade e que eu amamento , tenho uma filha de 1 mes e ja fazia 2 anos que morava no mm sitio (mudei desde o ocorrido)e nunca tinha visto tal especie e no espaço de apenas 1 semana duas cobras dessas foram mortas pela minha cachorra enquanto tentavam entrar por baixo da porta da minha coziinha . achei estranho o facto , nao acreditei que bebessem o leite , mas que o leite seja um sinal de que tem recem nascido e cm tal uma presa , passivel de tentarem identificar …enfim teorias que a gente cria quando n tem a informaçao sufciente …ainda assim tendo ela sou obrigada a dizer que vejo a situaçao com estranheza pelas coincidencias relatadas …cm falam os espanhois ….no creo en brujas pero que las hay las hay !

    • Oi Mafalda,

      Bom saber que você soube distinguir a coincidência do aparecimento de uma serpente em seu sítio com o fato de você estar amamentando. Pois é a partir destas coincidências que o imaginário popular se beneficia para divulgar falsas “verdades” que acabam se tornando mitos enraizados em nossa cultura popular. E quem paga o preço é nossa fauna já bastante ameaçada.

      Obrigado pelo comentário e volte sempre!

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 164 outros seguidores

%d bloggers like this: