Como as serpentes suportam tanto tempo sem alimento?


As serpentes são animais que, em geral, se alimentam com uma frequência baixa. Em ambientes onde pode existir pouca disponibilidade de alimentos, como desertos, savanas africanas e mesmo a Caatinga do Brasil, não é incomum que elas enfrentem longos períodos sem se alimentar. Exemplos de espécies de serpentes que passam até 6 meses sem alimento não são raros e algumas delas podem ocasionalmente sobreviver até dois anos sem uma única refeição! Como podem suportar tanto tempo sem comer?


Todos os animais tem mecanismos para resistir a algum período de privação de alimento, mas as serpentes conseguiram levar a resistência a fome a um outro patamar. Grande parte das serpentes apresenta, naturalmente, uma das taxas metabólicas mais baixas entre os vertebrados, o que já explicaria a capacidade de armazenar energia e se manter ativa mesmo consumindo pouquíssimo alimento durante um longo período (um único rato pode alimentar uma cobra de 1,5 m por semanas).

Mas não é só isso! Muitas serpentes são capazes de sobreviver vários meses sem alimento, pois, quando a comida acaba, elas tem capacidade de diminuir ainda mais seu metabolismo. Algumas espécies de cascavel do deserto americano reduzem seu metabolismo (que já é baixo) em até 80 por cento! E não para por aí! As serpentes possuem estruturas especializadas em reservar gordura. Esta energia acumulada na forma de lipídios é utilizada durante os períodos de privação de alimentos. Mesmo após digerir toda a reserva de gordura estes animais podem começar a utilizar de suas proteínas como fonte de energia.

O mais incrível é que mesmo sem se alimentar por um longo período as serpentes continuam crescendo! Os cientistas procuram uma explicação para este fenômeno, acredita-se que isso possa ter relação com alguma pressão evolucionária que favoreça as serpentes mais longas.

Por diminuírem dramaticamente um metabolismo que já é baixo por natureza, por se “alimentarem” delas próprias de dentro para fora e por ainda assim continuarem crescendo, as serpentes definitivamente podem ser consideradas o extremo da tolerância a fome no reino animal!

Por: Paulo Cesar Mattos Dourado de Mesquita

About these ads

10 Respostas

  1. =OOO

    Ursos também fazem milagres assim, sabia?
    haha

  2. [...] This post was mentioned on Twitter by gabrielamelo, NUROF and NUROF, NUROF. NUROF said: Como as serpentes suportam tanto tempo sem alimento?: http://wp.me/pXd7d-fh [...]

  3. A natureza é incrível mesmo! Assim como os ofídios, também os quelônios, tendo um baixo metabolismo, podem passar meses sem se alimentar! Eles se adaptam melhor a difícil sobrevivência cotidiana com tais mecanismo de defesa do organismo para superarem situações adversas! Parabéns pelo artigo e pela foto também! Um forte abraço!

  4. A natureza é MUITO incrível! putz..
    e esse é um assunto que eu particularmente acho muito fascinante.

    Parabéns pela escolha do tema e pelo texto Paulinho, gostei mesmo!

  5. Realmente a natureza é muito incrível, animais incriveis que nos surpreendem a cada dia que passa, agora venhamos e convenhamos, o que uma baixa no metabolismo não pode fazer hein? rsrs

  6. Incrível, dois anos sem comer é muito tempo mesmo!! Parabéns pelo texto!
    Paulinho sempre perguntam nas palestras do Nurof quanto tempo uma serpente vive em média, já dei uma pesquisada e perguntei a algumas pessoas mas não encontrei uma resposta. Sei que deve variar bastante, mas tu sabe o tempo médio de vida? De uma jibóia por exemplo?

    Abraço!!!

  7. Já ouvi falar que uma jibóia pode viver até 25 anos é verdade?

  8. Acredita-se que a maioria das cobras pode viver entre 20 e 30 anos… mas essas são informações de animais de cativeiro, né?

    As pressões na natureza são bem diferentes.. a maioria deve viver menos que isso.

  9. Nossa, é muito tempo, imaginava que fosse menos.
    É em cativeiro mesmo, na natureza, como tu disse, há bem mais variáveis!

    Vlw Paulinho, agora já tenho uma média idade para dizer…

  10. Parabéns pela explicação!!!

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 164 outros seguidores

%d bloggers like this: